Correio Central
Voltar Notícia publicada em 28/09/2015

Escola de Nova União lança projeto de coleta seletiva de lixo

O público alvo são os alunos do Pré-Escolar ao 5 Ano, que trabalharão focados no tema “Educação Ambiental Coleta Seletiva”. O projeto vai durar todo o segundo semestre deste ano.

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Marcos Adriano Issler, de Nova União, lançou o “Projeto Consciência – Lixo Valioso”, na manhã desta quinta-feira, 24 de setembro. Há pouco mais de dois meses, em 27 de julho, houve uma reunião de pré-lançamento.

 

O público alvo são os alunos do Pré-Escolar ao 5º Ano, que trabalharão focados no tema “Educação Ambiental Coleta Seletiva”. O projeto vai durar todo o segundo semestre deste ano. As professoras Celma Rodrigues Soares e Fabrícia de Souza Silva Emerick são as responsáveis pela iniciativa.

 

Com presença do prefeito José Silva, da promotora de justiça Alba da Silva Lima, vereadores, secretárias Municipais Adriana Delbone (Educação) e Renata Martins (Saúde); autoridades escolares, militar, representante do DETRAN e da Associação de Pais e Professores, a reunião transcorreu apresentando muita informação, complementada por slides. A cerimônia foi dirigida pela professora Kézia Rodrigues Fernandes.

 

“A direção da escola, as organizadoras, alunos e professores não desenvolverão sozinhos este projeto, mas também contarão com a colaboração das famílias e de toda a comunidade, pois unidos, poderemos ser exemplo para outros municípios” – incentivou o prefeito José Silva. “Daqui a um mês, em 26 de outubro, voltarei à Nova União e lanço aqui um desafio: que os copinhos plásticos e sacolas que vi em alguns pontos da cidade não mais estejam enfeando as ruas. Se isto acontecer, esta escola ganhará um prêmio de incentivo do Ministério Público” – anunciou a promotora Alba.

 

Outros oradores expuseram suas opiniões. Foi o caso da diretora Eni Pereira da Silva, de Pedro Viana Siqueira, presidente da Câmara Municipal; da secretária Adriana Delbone, além das organizadoras Celma e Fabrícia. Foram pronunciamentos de apoio e incentivo ao projeto.

 

Nesta fase inicial o foco estará na coleta de latinhas e garrafas PET, que deverão ser entregues limpas. Com o decorrer do projeto, outros materiais entrarão na lista. Esses produtos serão ‘vendidos’ na casinha de madeira construída no pátio da escola. Os alunos receberão como pagamento a moeda local chamada “Consciência” de acordo com tabela de valores pré-estabelecidos. “No final do ano o aluno poderá trocar seu total de ‘Consciências’ por jogos ou outro produto” – informou o prefeito de Nova União.

 

A escola organizará uma feira onde venderá produtos diversos, de boa qualidade. Os alunos usarão a moeda “Consciência” para adquirir esses produtos. Nesse dia a comunidade será convidada a prestigiar o evento. O texto do projeto informa que as ações serão avaliadas ao longo de suas execuções (de forma continua) através de observação direta e indireta dos gestores, professores, alunos e voluntários com registros, relatórios e fotografias.

 

Texto (baseado no teor do projeto) e Fotos: Anfrízio Santana

Leia Também