Correio Central
Voltar Notícia publicada em 28/05/2018

Confirmada em Ji-Paraná a morte de um macaco com febre amarela, autoridades de saúde alertam a população

Macaco morreu na área rural, vísceras do primata analisadas no LACEN confirmam a Febre Amarela.

A Unidade de Vigilância em Zoonozes (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) de Ji-Paraná emitiu um alerta confirmando a morte de um macaco com diagnóstico de febre amarela, no dia 22 de maio, após necropsia realizada nas vísceras do primata no Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia - LACEN.

O macaco foi encontrado morto na zona rural do município. 

A reportagem do site Correio Central conseguiu obter com exclusividade o documento que confirma o laudo positivo, porém o comunicado público ainda não foi feito pelas autoridades de saúde no estado.

O animal morto é o marcador de que a doença está presente. A população de Rondônia é vacinada contra a febre amarela, mas quem não estiver imunizado está correndo risco de contrair a doença.

Leia na íntegra abaixo o relatório com a confirmação:

CASO DE FEBRE AMARELA NA AREA RURAL EM JI PARANÁ

JI-PARANÁ, MAIO DE 2018

A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) recebeu a confirmação de um PRIMATA não Humano (Macaco) diagnostico com FEBRE AMARELA no dia 22/05/2018. O macaco foi encontrado na área rural de Ji-Paraná, estava caído com sinais de morte agonizante; o mesmo foi recolhido realizado necropsia e enviado vísceras ao laboratório de referência – LACEN RO, sendo confirmado reagente (positivo) para FEBRE AMARELA. A confirmação de um caso positivo de FEBRE AMARELA não coloca a cidade em estado de alerta, mas os trabalhos preventivos serão intensificados na área onde o macaco foi encontrado.

AÇÕES DE BLOQUEIO:  

A equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses em parceria com a Equipe de Imunização e Equipe Saúde da Família estará realizando no entorno do local onde foi encontrado macaco doente e áreas adjacentes o, ações educativas e vacinação Febre Amarela (casa a casa).

ORIENTAÇÕES GERAIS A COMUNIDADE:

É importante orientar a qualquer pessoa que encontrar um macaco caído em sua propriedade, que é necessário: - Acionar a Unidade de Vigilância Zoonose pelo telefone: 3423-6496. - A UVZ estará recolhendo o macaco e posteriormente enviando material coletado para análise no laboratório de referência em Porto Velho – LACEN RO.

Os macacos, na verdade, quando contraem o vírus, transmitido em ambientes silvestres por mosquitos do gênero Hemagogo, servem de alerta para o surgimento da doença no local. Assim, acabam contribuindo para que as autoridades sanitárias tomem logo medidas para proteger moradores ou pessoas de passagem na região. As principais medidas de prevenção contra a Febre Amarela incluem a vacinação e o controle da proliferação dos mosquitos vetores.

Há o receio de que os macacos possam transmitir diretamente a doença aos humanos, mas esse receio é infundado. Isso não ocorre. “Em vez de agredidos ou mortos, os macacos devem ser protegidos para que cumpram a sua função de sentinela, de alertar para possíveis ocorrências de surtos da febre amarela”

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também