Correio Central
Voltar Notícia publicada em 03/10/2018

Áudio fake de bombeiro civil em Ouro Preto gera pânico na região Central de Rondônia

Áudio de Elias Pacífico, que tem uma academia de bombeiro civil, mudou a rotina de muitas pessoas na ontem de ontem.

A população no interior de Rondônia levou muito a sério um áudio espalhado em grupos de WhatsApp, que teria sido gravado pelo bombeiro civil Elias Pacífico, que mantém na cidade de Ouro Preto do Oeste a “Academia Nacional de Bombeiro Civil”, advertindo universitários de que iria ocorrer uma “tribulação” provocando chuva de granizo, uma tempestade muito forte, e aconselhando que as pessoas deveriam procurar um lugar seguro e não deviam andar nas ruas a partir das 22 horas de terça-feira, 2.   

O áudio do bombeiro civil, se passando por autoridade da defesa civil, gerou medo e pânico nas pessoas que moram na cidade e na área rural de Ouro Preto do Oeste, e nos demais municípios da macrorregião. Houve relatos de pessoas e idosos que estavam sozinhos e se moveram para outros locais temendo a tormenta da natureza.

Em Ji-Paraná, o telefone 193 do Corpo de Bombeiros recebeu dezenas de ligações e ficou congestionado devido à propagação do áudio emitido em Ouro Preto. A Polícia Militar também recebeu muitas chamadas de pessoas assustadas com a tribulação e tempestade anunciada pelo bombeiro civil.   

No áudio, uma pessoa não identificada dirige áudio a um grupo de pessoas dizendo que está com Pacífico, e pede que elas prestem atenção: “Olá pessoal, aqui quem ‘ta’ falando é o bombeiro Pacífico de Ouro Preto do Oeste. E eu ‘tô’ emitindo um alerta aos senhores que são universitários e estudam. Vocês procuram um lugar seguro, toma muito cuidado, não anda nas ruas porque essa tempestade vai ser uma tempestade de bastante extremidade, ‘ta’ bom”, se apresenta o bombeiro civil.

Ele segue dizendo que a tribulação vai iniciar as 23 horas dia 2 de outubro e irá durar até a 1 hora da madrugada do dia seguinte, adverte que as pessoas devem procurar um lugar seguro para se proteger, e não devem sair de casa nesse horário. “O bom seria vocês com antecedência já ficar em casa a partir das 10 horas, pra poder vocês ajudar os vizinhos, amigos e alertar a todos aí, ta bom...isso vai acontecer de fato, é um alerta de estado”, prosseguiu o bombeiro civil.

No final do áudio, ele diz que se trata de um alerta da defesa civil, é um alerta da Coordenadoria Militar e pede que as pessoas tomem cuidado, procurem um lugar seguro, e fiquem nas suas casas. O sinistro não aconteceu, nem a chuva veio. 

Ainda na noite de ontem, o comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros em Ouro Preto do Oeste, Capitão BM Moacyr de Paula Júnior, se viu obrigado a gravar um áudio nas redes sociais esclarecendo que de fato havia uma nota emitida pela Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia alertando a respeito de alguns eventos adversos que, possivelmente, possam acontecer como vendavais mais fortes e até granizo, conforme consta na Nota Laranja.

Capitão BM Moacyr de Paula também se manifestou nas redes sociais para amenizar o clima de tensão 

A nota Laranja emite alerte de perigo na codificação do Corpo de Bombeiros, mas não é nada desesperador que cause descompensação generalizada, e que as pessoas tenham de tomar medidas como não sair de casa, por exemplo.

O Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia tomou conhecimento da atipicidade verificada nos quarteis da região Central do estado e vai tomar as medidas administrativas e até mesmo judiciais com relação ao ocorrido.

A Nota de Alerta divulgada ontem pela Defesa Civil de Rondônia alertava para o risco de possíveis eventos meteorológicos como tempestade de raios, granizo, chuvas intensas e vendaval com nível amarelo de severidade, porém na relação de municípios indicados para ocorrerem esses fenômenos da Região central só consta o município de Vale do Paraíso.  

Foto Elias Pacífico: rede social

Foto Capitão BM Moacyr de Paula: ouropretoonline

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também