Correio Central
Voltar Notícia publicada em 19/04/2019

Prefeitura de Mirante da Serra emite nota sobre caso de meningite na cidade

Segundo a direção do HM de Mirante, a paciente ficou internada apenas de um dia pra o outro, e foi transferida para Ji-Paraná.

A prefeitura do município de Mirante da Serra, através da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu Nota de Esclarecimento a respeito do caso da paciente de 60 anos que morreu de meningite bacteriana no último domingo, no Hospital Municipal de Ji-Paraná.

Diferente da nota publicada pela prefeitura de ji-Paraná, a direção do Hospital Municipal de Mirante da Serra contesta a informação que a paciente ficou internada em Mirante por “vários dias”, e na verdade ela deu entrada na sexta-feira, mas no outro dia a família pediu a transferência dela para Ji-Paraná.

O HM de Mirante diagnosticou a paciente com Diabetes Miellitus tipo II descompensada, mas seu quadro de saúde não foi alterado. Veja abaixo a nota:   

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Mirante da Serra, através da Secretaria Municipal de Saúde vem a público prestar esclarecimento sobre o caso de Meningite Bacteriana ocorrido no município e diagnosticado no Hospital Municipal de Ji-Paraná/RO. O caso ocorreu da seguinte forma:

A paciente de 60 anos, que residia na zona rural deste município, deu entrada na Unidade Mista de Saúde de Mirante da Serra no dia 12/04/19 (sexta-feira) com diagnostico inicial de Diabetes Miellitus tipo II descompensada, de acordo com o exame clinico e exames laboratoriais realizados.

A mesma permaneceu internada até o dia 13/04/19 (sábado) às 21:30h quando a família decidiu transferi-la para um hospital particular onde foi levada para Ji-Paraná e internada no Hospital Candido Rondon-HCR permanecendo até o dia 14/04/19(domingo), onde, de acordo com informações a família solicitou a transferência para o Hospital Municipal de Ji-Paraná sendo admitida por volta das 10:21h e recebendo diagnóstico provável de Diabetes Miellitus + Dengue e somente no dia 15/04/19 (segunda-feira) a paciente apresentou os sinais e sintomas clássicos indicativo de Meningite quando foi solicitado o exame do Liquor, Rotina para diagnosticar meningite e realizado a coleta às 11:37H.

Diante dos fatos esclarecemos que o período de internação da paciente não foi de vários dias e durante o tempo de internação a paciente não apresentou sinais e sintomas de gravidade e nem sinais característicos de meningite.

A paciente caminhava pelo hospital até a parte externa para fumar, se alimentou aceitando bem a dieta, realizou vários exames laboratoriais que não apresentaram alterações exceto o de Diabetes Miellitus, realizava controle de sinais vitais apresentando padrões de normalidade.

O lamentável fato ocorrido trata-se de um caso isolado de Meningite Bacteriana onde já foram realizados pela Vigilância Epidemiológica e equipe hospitalar todas as medidas de bloqueio e profilaxia com as pessoas que tiveram contato direto com a paciente (familiares, servidores do hospital e demais).

Informamos que não há risco de contaminação por surto no município e estamos à disposição para esclarecimentos.

Mirante da Serra, 18/04/2019.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANTE DA SERRA

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

UNIDADE MISTA DE SAÚDE SAMUEL MARQUES

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

 

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues