Correio Central
Voltar Notícia publicada em 21/01/2019

Posto de emissão de RG funcionará na prefeitura a partir de hoje; prefeito ameaça devolver ao Estado

Pessoas dormem na porta do posto, ainda assim algumas não conseguem tirar RG porque o sistema sai do ar quase todos os dias.

O ex-governador Daniel Pereira (PSB) deixou um presente de grego para as prefeituras do interior que aceitaram assumir o Posto de identificação que confecciona o Registro de Identidade, documento que antes era emitido pelo setor de datiloscopia da Delegacia de Polícia Civil rondoniense.

O atraso para expedição do documento continua o mesmo, mas o cidadão que busca pelo documento ficou pior, pois ele está passando por constrangimento e se sentido humilhado diante da situação de não conseguir o RG.

Em Ouro Preto do Oeste, as pessoas estão dormindo na recepção do Posto de Identificação para conseguir uma das 10 senhas disponibilizadas por dia, segundo a prefeitura, porque o sistema e os equipamentos disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública (Sesdec) vivem constantemente fora do ar não têm condições de atender a demanda das pessoas que procuram pela expedição do RG.

Em razão dessa situação, e do agravamento do problema que atinge pessoas que precisam com urgência do documento de RG, o prefeito Vagno Gonçalves Barros Panisoly (PSDC) determinou a transferência do Posto de Identificação, localizado atualmente na Rua Café Filho (Ao lado do antigo Fórum), para a sede da prefeitura, na Praça da liberdade, a partir desta segunda-feira, 21.

Para aumentar a revolta de muitos que procuram o Posto, há dia em que o sistema instalado nos postos sai do ar, apenas a metade das 10 pessoas selecionadas são atendidas, e as demais que dormiram ao relento têm que voltar para sem conseguir ao menos agendar nova data. Todas as críticas recaem sobre a administração.

O prefeito alega que as prefeituras que assumiram a responsabilidade estão tendo dificuldades para cumprir a parceria firmada com o governo do Estado para a emissão de carteiras de identidades e se não houver uma troca de equipamentos vai revogar o convênio e devolver a responsabilidade para o estado.

A assessoria de imprensa da prefeitura emitiu uma nota informando a mudança do Posto de identificação, e que o prefeito Vagno Panisoly conversou na última sexta-feira (18), com o Diretor do Instituto de Identificação Civil e Criminal Júlio Kasper sobre as recorrentes falhas no sistema de emissão do documento de Identidade (RG), que vem dificultando o trabalho no Posto de Identificação da Estância Turística Ouro Preto do Oeste.   

Prefeito mandou fechar o posto no antigo fórum, e o setor vai funcionar dentro da prefeitura

 

“O Posto local é um convênio firmado entre o município e o Governo do Estado, e utiliza o sistema integrado e equipamentos específicos fornecidos pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) de Porto Velho. Nas últimas semanas, o sistema vem oscilando de forma constante o que tem causado atrasos e até impossibilitado o atendimento à população. A grande demanda local, e as falhas constantes tem acarretado acúmulo de requerentes e atraso nas solicitações”, diz a nota.

A assessoria informou ainda que, para a próxima semana, o prefeito vai solicitar uma reunião em Porto Velho com o Governador Marcos Rocha para tratar de resoluções definitivas sobre os vários problemas que o Posto local tem enfrentado, além de propor mudanças que buscam melhorias no atendimento.   

A primeira mudança já vai ocorrer a partir da próxima segunda-feira (21), onde o Posto de Identificação, localizado atualmente na Rua Café Filho (Ao lado do antigo Fórum) começará atender na sede da Prefeitura do Município.

No caso de dúvidas ou informações, a Prefeitura pede que a população ligue no telefone 3461.2416 ou procure atendimento das 07h:30 as 13:30.

Imagens de pessoas dormindo na porta do Posto de identificação se  multiplicam nas redes sociais.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br