Correio Central
Voltar Notícia publicada em 09/07/2018

Pilotos de vários estados disputam pontos no Paraglyding World Cup nas rampas de Ouro Preto do Oeste

O XC Amazônia 2018 nas rampas de Ouro Preto do Oeste vai somar pontos para a Copa do Mundo de Parapente.

Pilotos de várias partes do Brasil começaram a chegar à cidade de Ouro Preto do Oeste (RO) para a 5ª edição do XC Amazônia sem limites, competição de Cross Country livre na Amazônia Ocidental, válida pelo ranking mundial da FAI (Federação Aeronáutica Internacional), que será realizada de 14 a 18 de julho e será transmitida em tempo real para o mundo inteiro. Pilotos de outros países também devem participar do evento.

A Copa do Mundo de Parapente tem cinco etapas. No Brasil, uma delas ocorreu de 14 a 21 de abril em Baixo Guandu, no Espírito Santo, e a seguinte será nas rampas da Reserva do morro Chico Mendes em Ouro Preto do Oeste, que segundo a Confederação Brasileira de Voo Livre são conhecidas como a “Hawaii do Voo Livre” por duas condições perfeitas de voo.

De acordo com publicação da CBVL, a transmissão ao vivo das provas do XC Amazônia irá contar com o sistema de transmissão das provas via rastreadores exclusivos. Com eles, será possível acompanhar em qualquer lugar do planeta a posição exata dos pilotos e, associado as transmissões de vídeo ao vivo via facebook e redes sociais, essa tecnologia irá transportar pilotos de todo o mundo e admiradores do esporte para dentro das provas com imagens reais e fantásticas.    

A Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) estará promovendo esta semana curso de capacitação e especialização, e uma série de palestras gratuitas aos seus membros sobre segurança de voo, espaço aéreo, técnicas de pilotagem e primeiros socorros, entre os dias 12 e 13.

A CBCL também vai receber pedidos de habilitação nacional para pilotos e de homologação para pilotos de Voo Duplo e instrutor.

Os pilotos da Associação de Voo Livre Asas da Amazônia (AVLAA) trabalham na recepção dos pilotos e auxiliam a coordenação local do evento que está a cargo do piloto Júnior Testoni.

Pilotos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul já estão em Ouro Preto do Oeste desde a última semana praticando salto nas rampas do morro Chico Mendes. TEXTO E FOTOS: EDMILSON RODRIGUES.

PILOTOS DE VÁRIAS PARTES DO BRASIL E DO MUNDO VIRÃO A OURO PRETO ESTA SEMANA

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também