Correio Central
Voltar Notícia publicada em 04/12/2017

Ouro Preto: PROERD prepara geração para dizer não às drogas e a tudo que é errado e imoral

A PM precisa de todo o apoio do Poder Público para que mais crianças e adolescentes aprendam a exercer cidadania

Na última sexta-feira, 1º de dezembro, a equipe do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da 3.ª Companhia de Policiamento Ostensivo (3ª Cia/PO/OPO 2º BPM) em Ouro Preto do Oeste encerrou as atividades dessa temporada com uma grande Formatura para mais 250 alunos, elevando para 750 o número de estudantes que passaram pelo curso em 2017.  

As 10 turmas formadas são de alunos das Escola Municipais Joaquim Nabuco, Escola Benjamin Constant, Escola Margarida Custódio, e da iniciativa privada o Colégio Uneouro. Da área rural, o PROERD form alunos da Escola Maracatiara, da Linha 16 (RO-470), da Escola Manoel Santosm na Linha 08 (RO-473) e a Escola 22 de Dezembro, da Linha 200, na comunidade Conejo.

A cerimônia de encerramento e diplomação dos alunos ocorreu no templo sede da Igreja Assembleia de Deus na Avenida Duque de Caxias, e contou com a presença do prefeito Vagno Gonçalves Barros Panisoly, vereador J. Rabelo, presidente da Câmara, coronel Ênedy Dias de Araújo, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, coronel Plínio Sérgio Cavalcante, coordenador regional de policiamento do 2º BPM, o delegado Niki ALves Locatelli, equipe da coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMEC), professores, diretores, e pais de alunos.  

O Comandante Geral Coronel PM Ênedy Dias de Araújo participou da formatura e ainda em clima de descontração brincou com as crianças fazendo a dinâmicas diversas do aprendizado que as crianças absorvem. O coronel parabenizou o empenho dos instrutores de Ouro Preto, com destaque para o 3º sargento Chagas e o Aluno a cabo, PM Souza. “Parcerias são fundamentais para êxito em todas as atividades, os munícipes de Ouro Preto só têm a ganhar com os esforços coletivos da iniciativa pública e privada que se envolvem com tanto comprometimento ensinando as crianças a dizer não as drogas e a violência” destacou o Comandante Geral da PM.

Capitão Edvaldo Elias considera extremamente positivo o ano em Ouro Preto do Oeste, e na ocasião divulgou a quantidade de crianças e adolescentes atingidos em 2017. “Com este atendimento do segundo semestre somamos 750 alunos do segundo ao quinto ano do ensino fundamental atendidos em 2017. Neste último semestre, foram contempladas as escolas municipais, estaduais e particulares, batendo então a meta do programa PROERD 100% lançado pelo comandante geral da Polícia Militar”. Frisou o Capitão Edvaldo Elias comandante da 3ª Cia de Ouro Preto.

O instrutor sargento PM Ronielli Chagas, em entrevista ao site Correio Central, elencou a relação de colaboradores que ajudaram a Polícia Militar a oferecer o curso do PROERD, e avalia como positivo o aprendizado no que tange a formação do caráter dessas crianças e adolescentes que participaram do aprendizado.    

“É um trabalho que a gente faz para as famílias. Porque, cada aluno que está dentro da escola ele está representando uma família da sociedade de Ouro Preto. No Proerd, a gente traz orientação de segurança pessoal, de tomadas de decisões para a formação de um caráter melhor não só para que ele saiba dizer não as drogas, mas também dizer não a tudo que é errado, que não é legal, que é imoral e não faz parte da conduta de um cidadão de bem”, defende o PM Chagão.

Várias bicicletas doadas pelo prefeito, deputado Marcelino Tenório e demais colaboradores foram sorteadas entre os alunos.

ESCOLA NA POLÍCIA/POLÍCIA NA ESCOLA

PM de Ouro Preto tem aberto o Quartel para grupo de alunos das Séries Iniciais

 Na esteira do sucesso do PROERD nas Escolas, a Polícia Militar implantou em Ouro Preto do Oeste o programa “Escola na PM”, que consiste em uma visita de alunos das séries iniciais ao quartel da 3ª CIA, para interagirem com os militares, e ao mesmo tempo eles têm aulas de civismo e patriotismo, entoam o Hino Nacional, o Hino Céus de Rondônia, e recebem atividades inerentes a Polícia, à sua função principal.

O Corpo de Bombeiros e a 7ª Ciretran de Ouro Preto também participam, e as crianças recebem informações sobre os trabalhos dos bombeiros, e informações básicas sobre segurança no trânsito. Ao final da atividade os alunos receberam o divertido e relaxante banho de mangueira de caminhão pipa, e ainda fizeram recreação na quadra de areia e no campo Society do Quartel.

Sargento Ronielli Chagas é o coordenador juntamente com os PMs Araújo e Souza

ALUNOS FAZEM A FESTA QUANDO O MASCOTE DO PROERD CHEGAO AO EVENTO 

 

  

 

 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues