Correio Central
Voltar Notícia publicada em 01/12/2017

Fórum de OPO é inaugurado, e prédio de Comarca insalubre e mais velho do estado sai de cena

Prédio velho vai ser entregue para a prefeitura que deverá reformá-lo para instalar Secretarias que funcionam em imóveis alugados

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia promoveu no final da tarde desta sexta-feira, 1 de dezembro, a inauguração do suntuoso prédio do Fórum da Comarca de Ouro Preto do Oeste, que leva o nome do Desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes (in memorian).

Com o novo Fórum, será aposentado em definitivo o Fórum Jurista Teixeira de Freitas que tem o prédio mais velho e arcaico do estado, a estrutura física condenada e insalubre, a ponto e ter sido interditado em 2014 pelo Corpo de Bombeiros do município após laudo de vistoria que constatou riscos.

O prefeito Vagno Gonçalves Barros “Panisoly” (PSDC) e o deputado estadual Marcelino Tenório (PRP) participaram do hasteamento de bandeiras, os vereadores de Ouro Preto compareceram à cerimônia, assim como prefeitos e vereadores da região e deputados estaduais de outras regiões. Para a realização da inauguração do Fórum, a Avenida Daniel Comboni foi interditada entre a Avenida Gonçalves Dias e a rua Café Filho, e o tráfego foi desviado e controlado pela Polícia Militar.

Com a transferência do Fórum da Comarca para o edifício novo, o prédio velho será repassado para a prefeitura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, que cedeu a quadra onde funcionava o Palácio dos Pioneiros para o Tribunal de Justiça em regime de permuta.   

O prefeito Vagno Panisoly ainda não se pronunciou oficialmente sobre o destino que a administração vai dar para a área e a estrutura do antigo prédio, porém a reportagem do Correio Central apurou que o governo municipal pretende promover uma reforma no prédio, melhorar as condições estruturais e transferir para o antigo Fórum Secretarias Municipais que estão em prédio alugado e outros departamentos da Municipalidade.

A prefeitura poderá, após restaurar o prédio, transferir a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE), a Vigilância Sanitária, e até Departamentos que funcionam no prédio da Praça da Liberdade.

FITA DE DESCERRAMENTO DO NOVO FÓRUM DA COMARCA DE OURO PRETO DO OESTE

 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também