Correio Central
Voltar Notícia publicada em 07/06/2017

Alunos da EFA exercem cidadania em sessão da Câmara Municipal

Alunos da EFA de Vale do Paraíso cumpriram um Plano de Estudo que os remete ao conhecimento prático da política no dia a dia da sociedade

Alunos do 8º ano da EFA (Escola Família Agrícola) de Vale do Paraíso, localizada na Linha 200 (RO-470), no km 14, lote 04, participaram da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto do Oeste na última terça-feira (6), a visita de caráter educativo faz parte de pesquisa de um Plano de Estudo cujo tema gerador é “Política e Cidadania”.

Esse Plano de Estudo realizado com os alunos trouxe à discussão familiar a temática da política e da cidadania na sociedade, na busca de resposta, aonde são debatidos com as famílias assuntos, entre os quais, sobre qual o entendimento que a família tem e sobre o que está acontecendo com a política na atualidade.

O presidente do Poder Legislativo, vereador Josimar Rabelo Cavalcante, o J. Rabelo, elogiou a iniciativa da direção e professores da EFA, e na ocasião colocou o Poder Legislativo à disposição das escolas para atividades dessa natureza, a fim de enriquecer o conhecimento prático de uma Casa de Leis.  

O diretor da EFA José Reinaldo dos Santos enfatizou que, a visita à sessão teve o intuito de fazer com que os alunos entendam um pouco da funcionalidade do Poder Legislativo, e de mostrar para eles que o período escolar é curto e observar o lado bom da política é importante para a vida toda. “O objetivo da gente foi trazer os nossos estudantes para conhecer um pouco o trabalho da Câmara, como funciona o trabalho dos vereadores, a gente discutiu sobre política e cidadania lá na escola. A política é um processo maior, e a gente é o cidadão que precisa estar atento a essas situações para poder cobrar, exigir”, frisou.

A aluna Estefani Alves, que é de Machadinho do Oeste, avaliou a sua participação na sessão como um momento importante da sua vida escolar, pois já tinha estudado sobre o assunto em sala de aula, mas na prática é mais enriquecedor.

Vitória Anny da Silva Souza, também com 13 anos, que mora em Jaru, representou a turma na Mesa da Presidência e mostrou desenvoltura ao discursar. A adolescente explanou que o tema política e cidadania abrange vários conteúdos, e a participação na Câmara foi importante. “Nós víamos esse tema de uma forma diferente, pode haver um certo debate com a família, os alunos com os monitores e isso foi muito importante a meu ver”.    

A EFA de Vale do Paraiso é a única instituição que oferece ensino fundamental do 6º ao 9º ano, e iniciação para educação rural no estado, e conta hoje com 126 alunos de 14 municípios estudando em período integral.

Ao final da Sessão, os alunos assistiram uma plestra sobre como funciona e qual a função do Poder Legislativo, ministrada pelo Assessor Jurídico Celson Cabral, funcionário de carreira da Câmara ouro-pretense-do-oeste.

ALUNOS E PROFESSORES ATENTOS À SESÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE OURO PRETO DO OESTE

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também