Correio Central
Voltar Notícia publicada em 31/07/2017

Mãe com hiperlactação já doou mais de 2 mil litros de leite materno

Mãe de duas meninas, Elisabeth chega a produzir 5,9 litros por dia, sendo que a filha mais nova, Sophia, de seis meses, ingere no máximo 800 ml do leite neste período.

A americana Elisabeth Anderson-Sierra, de 29 anos, conseguiu transformar a hiperlactação em algo positivo: passou a fazer doações e já ajudou centenas de bebês com mais de 2 mil litros de leite materno.

 

Mãe de duas meninas, Elisabeth chega a produzir 5,9 litros por dia, sendo que a filha mais nova, Sophia, de seis meses, ingere no máximo 800 ml do leite neste período. Assim, ela começou a armazenar o líquido e doa-lo para bancos de leite.

 

Elisabeth estima que dedica aproximadamente dez horas por dia entre tirar o leite, armazená-lo e etiquetar as embalagens, que são mantidas em dois refrigeradores na casa dela, em Beaverton, em Oregon (Estados Unidos). "Passo cinco horas só usando a bombinha para tirar o leite", contabiliza ela, acrescentando que não é uma atividade fácil. "Não é divertido - é desconfortável e machuca - mas é meu trabalho de amor".

 

A mulher ainda conta que não passa um dia sem reservar o leite, então se sente num "trabalho em tempo integral", mas "com uma gratificação instatânea". "Não tive um dia de folga em dois anos e meio. É mais do que um trabalho integral, mas a gratificação é instantânea quando doo localmente porque vejo os bebês e observo como vão crescendo", explica.

Sem preconceitos, a americana diz que doa o leite para os filhos de qualquer pessoa que esteja precisando: "Não discrimino. Já doei para casais gays e mães que estavam sob efeitos de medicamentos ou tiveram suas mamas removidas por causa de câncer mama. [Ajudar] é um sentimento maravilhoso.

 

Elisabeth recebe US$ 1 (cerca de R$ 3,15) a cada 30 ml que doa, mas não tem lucro, já que compra e mantém todos os itens necessários para a produção. Apesar das dificuldades iniciais e do medo de ficar sem leite para alimentar a própria filha, ela encoraja outras mulheres a fazerem o mesmo: "Leite é materno é valioso, nunca deveria ser desperdiçado. E há sempre alguém que precisa dele por aí".

(Foto: Reprodução/Facebook/Elisabeth Keturah Anderson-Sierra)

 

Fonte: Rede TV

Leia Também