Correio Central
Voltar Notícia publicada em 01/06/2017

Você usa os emojis de acordo com o seu real significado?

Muitos emoticons, que são utilizados pelos usuários das redes sociais, apresentam definições que nem todos sabem, segundo a Emojipédia

Os emojis, sem dúvida, conquistaram grande espaço nas redes sociais. Eles são utilizados constantemente nas interações online e expressam sensações, desejos e emoções. Às vezes, substituem o texto da legenda de uma imagem e podem, ainda, ir muito além dos 140 caracteres do Twitter. Mas, o que muitos não sabem é que vários deles possuem significados diferentes do que aparentam ter. 

 

Os significados de cada um foram, inicialmente, segundo uma publicação da BBC, pesquisados pelo desenvolvedor de software australiano, Jeremy Burge. A partir disso, foi criada a Emojipédia, que funciona como um dicionário de emojis.
 

Com base na Emojipédia, o Correio listou algumas definições de emoticons que não são exatamente o que parecem ser. E, você, acabou de perceber que usou algum deles equivocadamente?

Sleepy Face 

Conforme o próprio nome diz, este emoji caracteriza uma sleepy-face (em português, "cara de sono"), que do nariz sai uma gota d'água. Não é um rosto triste, como parece. Esta representação é utilizada em anime e em mangá para indicar que o personagem está dormindo. 

Drooling Face

Este é fiel ao que aparenta ser. Porém, segundo a Emojipédia, ele pode ser utilizado para exprimir o desejo por uma pessoa, objeto ou conceito, e, não deve ser confundido com o rosto que saboreia deliciosa comida ou rosto sonolento. 

O rosto deste não é de tristeza, como se interpreta. A definição é de alguém confuso ou perplexo com determinada situação. 

Rolling on the Floor Laughing

Mesmo que não haja as mãos, este é uma versão da frase "Rolling on the Floor Laughing", que na tradução livre, em português, é "Rolando de Rir no Chão

Tired Face

Este, que parece chorar, é, na verdade, um rosto cansado. E, de acordo com a Emojipédia, não deve ser confundido com o rosto adormecido.

See-No-Evil Monkey / Hear-No-Evil Monkey / Speak-No-Evil Monkey

Os três macacos com a mão no olho, nas orelhas e na boca, que normalmente são usados para representar timidez, segredo e recusa de escutar o que alguém disse, simbolizam, na Emojipédia, o provérbio "não ver o mal, não ouvir o mal e não falar o mal". Por Karina Amaral.


Estagiária sob supervisão de Ana Letícia Leão.

Fonte: Correio Braziliense

Leia Também