Correio Central
Voltar Notícia publicada em 08/11/2018

Vereador de Ouro Preto alerta para ameaças feitas por moradores de rua no centro da cidade

Em março deste ano, um dos moradores de rua matou um colega dele a golpe de barra de ferro após uma briga.

O vereador J. Rabelo (PTB), protocolou requerimento na última sessão da Câmara Municipal pedindo providências da administração quanto ao abuso praticado por moradores de rua que passam o dia bebendo cachaça e pedindo dinheiro nos estacionamentos da área central da cidade.

Pessoas que estacionam ou circulam a pé na área do estacionamento do Supermercado Irmãos Gonçalves e na Rua Ana Nery estariam sendo abordadas e até ameaçadas por algns desses pedintes que colocam papelão no para-brisa de veículos, e depois pedem ajuda em dinheiro.

Há denúncia dando conta que alguns deles estão estipulando valores que o condutor do veículo deve pagar pelo papelão colocado no para-brisas, e quando nao são atendidos ofendem o proprietário.

Alguns abordam as pessoas e dizem que estão com fome, que precisam de calçado, de roupa, mas na verdade o dinheiro é para o consumo de bebida alcoólica, e possivelmente até para consumir drogas.

O vereador J. Rabelo, por meio do Requerimento n° 13, solicitou junto ao prefeito Vagno Panisoly (PSDC) para que seja realizado urgentemente um levantamento e tomadas providências com relação à situação dos pedintes e ou flanelinhas que atuam no centro da cidade, na maioria dos casos de forma a coagir as pessoas brutalmente e com ofensas morais na busca de conseguir dinheiro para consumo de bebidas alcoólicas.

No ano passado a Vigilância Sanitária com apoio da Polícia Militar retirou os pedintes da área central após uma denúncia publicada no site Correio Central. A situação melhorou, mas aos poucos os pedintes que dormem nas calçadas foram voltando e aumentando a cada dia. 

MORTE ENTRE MORADORES DE RUA

Um dos pedintes, de cabelo pintado, denunciado como sendo o mais encrenqueiro e que aparentava ser nervoso com as pessoas, era tido como o mais grosseiro na hora de pedir dinheiro para os transeuntes.

Em março deste ano, ele se envolveu em uma briga com outro morador de rua em frente a rodoviária da Eucatur na Praça dos 3 Coqueiros e acabou desferindo um golpe de barra de ferro na cabeça do homem que foi encaminhado para o Heuro de Cacoal, onde veio a falecer três dias depois.

O ex-morador de rua foi preso em junho, foi a julgamento na última terça-feira (6) no fórum de Ouro Preto do Oeste pelo Conselho de Sentença e condenado a 5 anos de prisão, mas vai cumprir a pena no regime semiaberto.

A reivindicação do vereador J. Rabello deve ser considerada, tendo em vista que alguns dos pedintes aparentam ser dóceis quando são atendidos, mas causam constrangimento e até ameaçam quando são rejeitados.

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também