Correio Central
Voltar Notícia publicada em 26/10/2016

Sindicato dos trabalhadores dos Correios denuncia falta de segurança nas Agências em RO

O assalto em Ouro Preto confirma as denúncias feitas pelo sindicato, há pouco mais de um mês, de que todas as agências de Rondônia são chamariz para assaltantes, principalmente por quadrilha que usam a modalidade de crime chamada de “novo cangaço”.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Agências dos Correios denuncia falta de segurança nas Agências de Rondônia, e exemplifica a unidade de Ouro Preto d’Oeste que já sofreu dois assaltos e quatro furtos; ele também fala do estado psicológico que os funcionários estão sendo submetidos a cada ação dos criminosos.

 

Leia abaixo matéria completa:

SEM SEGURANÇA – Funcionários dos Correios em Ouro Preto são aterrorizados durante assalto

 

Todos os funcionários e clientes da agência dos Correios em Ouro Preto do Oeste, cerca de 400 km de Porto Velho, foram torturados psicologicamente por quase duas horas, durante assalto na tarde de terça-feira. Eles ficaram sob a mira de dois bandidos fortemente armados com pistola ponto 40 e revólver calibre 38. A cada instante, ameaçavam matar todos, caso não fosse aberto o cofre da agência. Eles levaram cerca de R$ 60 mil.

 

A informação foi confirmada nesta quarta-feira (26), pelo presidente Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos de Rondônia (SINTECT-RO), Antônio Edson Antunes. De acordo com Antunes, o assalto confirma as denúncias feitas pelo sindicato, há pouco de um mês, de que todas as agências de Rondônia são chamariz para assaltantes, principalmente por quadrilha que usam a modalidade de crime chamada de “novo cangaço”.

 

Antunes disse que o sindicato já fez várias denúncias mostrando a vulnerabilidade dos funcionários e de clientes. Das 61 agências dos Correios no Estado, apenas uma tem porta giratória com sensor de metal. Trata-se da agência da Avenida Jatuarana, zona Sul de Porto Velho. Antunes explica que as portas foram instaladas pelo dono do imóvel, locado pelos Correios.

 

Este é o segundo assalto em pouco mais de um mês. Dia 11 de setembro, bandidos atacaram a agência da Avenida Migrantes, no bairro Costa e Silva, zona Norte da capital. Ouve intervenção da polícia e intensa troca de tiros. Por sorte, ninguém ficou ferido.

 

No caso de Ouro Preto, Antônio Edson Antunes explica que como tiveram que permanecer muito tempo dentro da agência, os criminosos iniciaram um terror psicológico fazendo ameaças contra funcionários e clientes quando desconfiaram que o assalto em andamento fosse do conhecimento de pessoas que estavam de fora da agência.

 

O trauma mental dos servidores é grande. Atualmente, mais de 40 funcionários estão afastados de suas funções, em tratamento médico devido aos danos causados durante vários assaltos registrados em Rondônia. Eles sofrem de transtorno mental, síndrome do pânico, ansiedade, entre outras complicações.

 

“Um deles disse que ia matar todos nós se a polícia chegasse”, disse um funcionário, que, por medo, preferiu não se identificar. Um dos caixas da agência estava em estado de choque e mal conseguiu prestar depoimento na delegacia da cidade.

 

De acordo com o registro da polícia, enquanto aguardavam a abertura do cofre, os criminosos limparam os três caixas, assaltaram todos os funcionários e clientes, e fugiram levando a motoneta de cor preta envelopada, de uma cliente. Ela  também entregou aos ladrões um relógio, um anel de formatura, um cordão e conseguiu desligar e esconder o celular dentro da calça, sem que o marginal percebesse. O ladrão disse à dona da moto que iria abandonar o veículo, e só usaria para fugir do local do crime.

 

O entregador de gás D. H. S., de 19 anos, tinha ido à agência para pagar uma conta da empresa e depositar um dinheiro em sua conta, também foi rendido e teve de entregar para os ladrões duas quantias de R$ 597,00, e um aparelho celular.

 

Três funcionários da agência de Ouro Preto e uma cliente também registraram roubo do aparelho celular, o atendente comercial da agência entregou o celular, uma corrente de ouro e todo dinheiro que havia no caixa. O gerente A. F. A. A. chegou a agência quando o roubo estava em andamento, por isso não foi rendido.

 

De acordo com dados do SINTECT-RO, este é o segundo assalto registrado na agência de Ouro Preto que também já sofreu quatro furtos. O último assalto foi em 2013. Por causa do assalto, nesta quarta-feira (26) e provavelmente na quinta-feira (27) a agência permaneça fechada até que a perícia seja feita nos locais onde os ladrões agiram, haverá somente o serviço de entrega de encomendas.

 

fonte: assessoria de imprensa SINTECT-RO

 

            AGÊNCIA DE OURO PRETO DO OESTE JÁ SOFREU DOIS ASSALTOS E QUATRO FURTOS

 


Leia Também