Correio Central
Voltar Notícia publicada em 18/06/2015

SINDER denuncia injustiça contra servidores de carreira do DER

O sindicalista Chicola alertou que estes servidores atingidos pela medida do orgão, na sua maioria são profissionais pioneiros dentro do DER, que doaram suas vidas durantes décadas, dedicando-se ao crescimento do Estado.

O presidente do Sindicato dos servidores do DER-RO,  Francisco Vicente, o Chicóla, mais uma vez procurou os deputados de Rondônia, durante sessão plenária, ocorrida nesta quarta-feira (17),  para denunciar a difícil situação em que se encontram parte dos Servidores do DER, referente as possíveis inconsistências no pagamento da gratificação de produtividade, destes funcionários.

 

Segundo denuncia do sindicalista, esta decisão do departamento, estaria prejudicando dezenas de servidores, que trabalham em funções desviadas, nas diversas residências do DER.  De acordo ainda  com Chicola, uma comissão especial do DER está notificando estes funcionários à respeito da adequação do valor recebido por eles, que se refere a gratificação de produtividade. Chicola alertou que se isso ocorrer, os salários dos servidores ficarão bastante defasados.

 

O presidente do sindicato relatou a situação ao deputado Adelino Folador. O parlamentar se posicionou durante o plenário da ALE-RO,  a favor dos servidores: “É uma grande injustiça o que estão fazendo com os servidores do DER, principalmente aos que trabalham há mais de 20 anos, em cima de uma máquinas pesadas ou caminhão, pois estes profissionais sempre  derão sangue e suor para a melhoria do Estado, de sol a sol, muitas vezes com uma carga horária acima de dez horas”, se posicionou Adelino Folador, que se comprometeu junto ao SINDER, reverter esta situação.

 

O deputado Luizinho Goebel, um grande defensor dos servidores do DER, e que também atendeu Chicóla, disse que “Cortar gastos, atingindo servidores que têm anos de experiência na prestação desses serviços, retirando os mesmos de suas funções, não irá resolver o problema. mas irá onerar ainda mais o Estado, que terá de contratar outros profissionais para as funções que ficarão vagas, deixadas pelos servidores atingidos pela medida tomada”.

 

O sindicalista Chicola alertou que estes servidores atingidos pela medida do orgão, na sua maioria são profissionais pioneiros dentro do DER, que doaram suas vidas durantes décadas, dedicando-se ao crescimento do Estado. “Muitos destes servidores, ao se dedicar ao trabalho no interior e em obras longes de suas bases e famílias, foram durante anos esquecidos, não tiveram oportunidade de crescimento profissional e não puderam adquirir imóveis rurais, na época,uma determinação proibitiva do Governo do Estado imposta aos servidores”, relembrou Chicóla.


Greve

Presidente do SINDER, afirmou categoricamente que caso a situação não seja favorável ao servidores, e que os mesmo continuem com o salários defasados, haverá uma grande paralisação, pois segundo o sindicalista “A medida é uma injustiça que prejudicará não só um grande número de servidores mais também centenas de famílias que dependem deste trabalhadores”, disse Chicola, que também informou que providências  jurídicas que requer o caso, já foram tomadas.


“Apadrinhados”

“A maioria destes servidores que recebem a produtividade, executam a função a que foram determinados, tendo eles direito a estes pagamentos. Caso haja servidores que recebem sem trabalhar na função, que seja feita Justiça. Mas não é justo que a maioria pague por “apadrinhados”, se indignou um funcionário do DER lotado no interior.

 

Fonte: www.rondoniadinamica.com

Leia Também