Correio Central
Voltar Notícia publicada em 27/09/2015

Raupp fala a empresários sobre Ferrovia Bioceânica

A certeza que a Ferrovia Bioceânica é somente uma questão de tempo, segundo Raupp, ocorre com a participação da China. “Sem os chineses acredito que ferrovia seria apenas um sonho”, alertou.

Após participar da abertura da Portoagro, 1ª Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho, na manhã de quinta-feira (24), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) foi um dos palestrantes do movimento Expansão Logística hoje (25), na sede da Fiero.

 

A construção da Ferrovia Bioceânica concentrou sua palestra no auditório lotado da Fiero para empresários, políticos, comerciantes e profissionais liberais

 

A mobilização de fomento ao desenvolvimento do Estado é uma luta de Raupp desde a sua passagem pelo governo do Estado, na década de 90. Foi no seu governo que Rondônia deixou de dar as costas para o Pacífico.

 

Na palestra Raupp disse que o desenvolvimento de uma região só ocorre com o fortalecimento de setores fundamentais, para poder ser competitivo e garantir economia crescente e robusta. O senador destacou educação, infraestrutura, comunicação, energia elétrica e transporte como prioridades.

 

A certeza que a Ferrovia Bioceânica é somente uma questão de tempo, segundo Raupp, ocorre com a participação da China. “Sem os chineses acredito que ferrovia seria apenas um sonho”, alertou. São 53 bilhões de dólares destinados ao Brasil e boa parte para a ferrovia com investimento de 120 empresas, inclusive bancos.

 

Recentemente uma comissão de empresários chineses esteve percorrendo Rondônia, Acre e Mato Grosso de ônibus, verificando in loco o potencial regional. “É uma demonstração do enorme interesse dos chineses em investir aqui”, disse o senador Raupp.

 

O trecho da ferrovia em Rondônia (Vilhena-Porto Velho) é de760 quilômetros. O projeto era até Vilhena, mas graças à interferência de Raupp e da deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), ela foi estendida até Porto Velho, trecho de maior interesse do Estado, que tem estrutura portuária e a Hidrovia do Rio Madeira.

 

No encerramento da palestra, Raupp disse que está otimista com o futuro do Brasil, que “não vai quebrar, pois é um País de enorme potencial produtivo e que rapidamente reencontrará o caminho do desenvolvimento econômico, social e político”.

Assessoria

Leia Também