Correio Central
Voltar Notícia publicada em 21/09/2019

RankBrasil: Maior queijo minas padrão

O queijo foi produzido na sede do Laticínio Dois Irmãos e a receita levou 25 mil litros de leite, além de outros ingredientes como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.

A cidade de Ipanema quebrou novamente o recorde junto ao RankBrasil em 2019, de Maior queijo minas padrão. Desta vez a iguaria pesou 2.284 quilos e mediu 99 cm de altura por 175 cm de diâmetro. O desafio aconteceu em 7 de setembro, durante a décima edição da Festa do Queijo, realizada no Parque de Exposição da CASEMG.

A representante do RankBrasil, Elisangela Arruda esteve presente para registrar a nova marca. Após conferir peso e medidas, ela oficializou o título com entrega de troféu. Segundo Elisangela, a produção da iguaria estava muito bem organizada, com todos os funcionários do laticínio envolvidos. “O queijo ficou maravilhoso. Além do tamanho, a qualidade impressionou. Foi possível perceber como esta tradição é importante para a cidade”, diz.

O queijo foi produzido na sede do Laticínio Dois Irmãos e a receita levou 25 mil litros de leite, além de outros ingredientes como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. De acordo com o administrador do local, João Batista do Nascimento, 15 pessoas estiveram envolvidas na produção. Entre os procedimentos necessários, ele destaca os cuidados com contaminações, higienização, qualidade e padronização.

Após o registro da nova marca, o queijo foi apresentado para a população com desfile em carro aberto, até o Parque de Exposição onde o produto foi cortado. Aproximadamente 15 mil pedaços foram distribuídos gratuitamente para os participantes da festa.

Segundo o administrador, para a família do Laticínio Dois Irmãos é um prazer e uma satisfação imensuráveis poder produzir o Maior queijo minas padrão do Brasil. “Temos o compromisso de entregar não só um queijo gigante, mas também um queijo de qualidade”, destaca.

João comenta que nesses mais de 20 anos de empresa, participar de um projeto como este é um sonho que se tornou realidade. “Agradecemos primeiramente a Deus, a todos os clientes e amigos, e aos produtores e colaboradores que fazem essa festa acontecer”.

Festa do Queijo
Este ano o evento aconteceu de 5 a 8 de setembro e comemorou os 107 anos de emancipação política do município. Além do recorde do queijo, a cidade superou a própria marca com um doce de leite pensando 828 quilos. A festa ainda contou com queimadinha gigante, feita numa chaleira com 1,80 m de altura por 2 m de diâmetro. Também teve atrações musicais, concurso de queijo e cachaça artesanal, venda de produtos da culinária do queijo, concurso musical e o tradicional Desfile Cívico.

Conforme o prefeito, Walter Paulo de Oliveira, a Festa do Queijo de 2019 superou todas as expectativas. “O evento foi realizado com afinco, refletindo o envolvimento de todos os funcionários da prefeitura, que trabalharam incansavelmente pelo sucesso da festa”, diz. Ele destaca que esta festividade traz visibilidade para a cidade, aumenta o turismo, aumenta a renda e valoriza a produção leiteira, que é destaque no município

 

Fonte: RankBrasil

Leia Também