Correio Central
Voltar Notícia publicada em 19/03/2018

Prefeitura de Ouro Preto instala 9 quebra-molas no trecho da pista de caminhada por imposição do Detran

Sem os quebra-molas e sinalização, a prefeitura terá de fechar a pista de caminhada e proibir os exercícios físicos nas pistas

Para que os esportistas de Ouro Preto do Oeste, adeptos do hábito saudável das caminhadas e exercícios físicos, continuem a praticar atividades físicas na Avenida Capitão Sílvio de Farias, a prefeitura foi obrigada a construir nove quebra-molas entre o inicio da via de duas pistas e a Avenida Gonçalves Dias, e terá de sinalizar todo o trecho, inclusive com placa de restrição de tráfego de pesados para caminhões com até 1,5 toneladas em horários determinados.

A instalação dos obstáculos nas duas pistas é em cumprimento a parte do acordo firmado pela prefeitura com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO), para que uma parte do recurso de um convênio de sinalização de trânsito firmado em 2016 seja 100% liberado para a administração dar sequência na obra de sinalização, paralisada no ano passado após a denúncia apresentada ao Ministério Público por um profissional liberal da cidade, de que a tinta usada na pintura de ruas estava vencida.     

Além dos quebra-molas, a prefeitura vai instalar mais tachões, redutores de velocidade, placas de restrição de velocidade para o máximo 30 km hora, de proibido estacionar, e placas com horários determinados para veículos pesados transitar no trecho.

Se não promover as mudanças, a administração terá de remover as pinturas e taxas que separa a zona de caminhada das duas pistas, e instalar placas proibindo munícipes de praticar exercícios naquele trecho da avenida. 

O prefeito Vagno Gonçalves Barros “Panisoly” (PSDC), informou que durante as várias audiências que participou em Porto Velho, tentou convencer os técnicos do Detran sobre a necessidade de tantas exigências, porém os engenheiros de trânsito responderam que não será autorizado o repasse do restante do convênio enquanto a administração não promover as adequações e mudanças.

“Se não fizéssemos essas alterações os engenheiros do Detran alegaram que há o risco de vida para usuários das pistas de caminhadas, e sem os quebra-molas iriam cancelar o convênio. Ainda não recebemos sequer a metade desse recurso de pouco mais de R$ 500 mil, e precisamos desse convênio para executar o projeto de mudança no trânsito da cidade”, argumenta o prefeito.

Embora os quebra-molas causem transtorno e tiram um pouco do charme do visual da pista de caminhada e do Parque do Bosque, existem motoristas imprudentes que impõem velocidade abusiva no trecho da Capitão Sílvio em questão onde funciona a Escola Municipal de Ensino Infantil Cantinho do Saber, a Unisp, a sede do TFD e o cruzamento com a rua Ademir Ribeiro, de acesso ao Jardim Aeroporto.

O que esses motoristas que empreendem alta velocidade deveriam entender é que as faixas de pedestres entre a avenida e a Ademir Ribeiro, funciona como uma “‘rua” para os pedestres e, nesse caso, os quebra-molas serão bem-vindos.    

Fábio Furtado, responsável pela área de convênios e projetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Seminfra), informa que a instalação dos quebra-molas e da sinalização atende as recomendações do MP e do Detran e a prefeitura tomou todas as providências exigidas.

AS FAIXAS DE PEDESTRE SÃO COMO RUA PARA OS PEDESTRES, E OS VEÍCULOS OBRIGADOS A PARAR

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também