Correio Central
Voltar Notícia publicada em 02/06/2019

Morre professor Ismael Cury, fundador da UNESC e da Faculdade UNEOURO

Após fundar a UNESC, Ismael Cury fundou a UNEOURO e adquiriu o Educandário Curumin, hoje Colégio UNEOURO.

Morreu na noite da última sexta (31/06) em Cacoal o professor Ismael Cury, 89, responsável pela implantação da primeira faculdade particular de Rondônia a Unesc, e pela primeira faculdade de Ouro Preto do Oeste a UNEOURO, que também adquiriu o antigo Educandário Curumim, hoje Colégio UNEOURO.

Ismael Cury estava internado com problemas respiratórios no Hospital dos Acidentados, há alguns dias. Durante 34 anos esteve à frente da Instituição de Ensino Superior Unesc que é mantida pela Associação Educacional de Rondônia, que foi fundada no dia 14 de março de 1985.

O seu trabalho é reconhecido como pioneiro entre os fundadores de Instituições de Ensino Superior no Estado, sendo o primeiro a ter a coragem de criar a primeira faculdade particular de Rondônia – a Faculdade de Educação de Cacoal, hoje Unesc, com unidades em Cacoal, com sua sede, Vilhena e Porto Velho.

“Em 1985, já era ministrado curso preparatório para o vestibular em sala alugada numa escola de ensino Fundamental e Médio. Mas em julho de 1987 com a implantação do curso de Pedagogia, foi aberta a programação para o Ensino Superior”, recordava,  Ismael Cury.

Desde 2009, quando a Unesc foi credenciada pelo Ministério da Educação estendeu também as ações para Vilhena – campus II que oferece os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Educação Física e Ciências Contábeis. Já em 2013, iniciou atividades também na capital, Porto Velho – campus III após credenciamento pelo MEC com a autorização do curso de Engenharia Civil.

Ismael Cury, para Cacoal, contribuiu não só na instalação da primeira faculdade, que abriu as portas para  transformação do Polo Universitário do município, e um exemplo, foi a idéia sua de criar a COPAHRC – Comissão Pro Aeroporto e Hospital Regional de Cacoal, que redundou na conclusão das duas obras que passou a ser fiscalizada com seus componentes, oriundos  dos mais diferentes segmentos sociais de Cacoal. Cacoal e Rondônia, perdem muito.

 

 

Fonte: Tribuna Popular

Leia Também