Correio Central
Voltar Notícia publicada em 11/10/2018

Médicos removem nove dentes do cérebro de criança

É muito comum que no tumor teratoma surjam cabelos, pele, dentes, unhas e até dedos.

Um menino de cinco anos passou por uma cirurgia para remoção de nove dentes do cérebro. Segundo reportagem do "Mirror", a criança apresentava um tumor, chamado teratoma, no qual se desenvolveram estruturas ósseas.

O tumor não havia sido detectado desde o nascimento. Os pais do menino o levaram a um hospital depois que a criança caiu, começou a vomitar e a reclamar de fortes dores na cabeça.

Os médicos identificaram o problema e encaminharam para a cirurgia. A craniotomia levou seis horas e foi realizada no Hospital Infantil da Universidade de Medicina de Zhejiang, na China.

"O cérebro humano é delicado como um tofu, ainda mais o de uma criança. Foi como retirar ossos de um ovo cru. Foi uma cirurgia muito complicada", disse Shen Zhipeng, cirurgião responsável pelo caso.

"Todos sabem que leucemia é o câncer mais comum em crianças, mas poucos sabem que tumores no sistema nervoso central são o segundo tipo mais frequente", acrescentou ele.

 

O teratoma é um tumor formado por vários tipos de células germinativas, que, após se desenvolverem, podem dar origem a diferentes tipos de tecido do corpo humano. Assim, é muito comum que no tumor surjam cabelos, pele, dentes, unhas e até dedos.

Fonte: tribunaonline