Correio Central
Voltar Notícia publicada em 12/01/2017

Governo reconhece terra quilombola em Rondônia

Todas as famílias da comunidade localizada em Costa Marques possuem origens ligadas aos negros de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT)

O Incra reconheceu o território da comunidade quilombola Santa Fé, em Rondônia, na cidade de Costa Marques, que faz fronteira com a Bolívia. Ao todo, 41 famílias foram beneficiadas com a medida que regularizou a área de 1.452 hectares.

Com a publicação da portaria e considerando que o território está inserido em gleba federal, ou seja, em área pública da União, as posses de boa fé serão avaliadas e indenizadas. Após esse procedimento, a área será titulada em nome da associação representativa quilombola.

Origens

Todas as famílias da comunidade possuem origens ligadas aos negros de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) que colonizaram as regiões ao longo do rio Guaporé e seus afluentes. Documentos comprovam que Santa Fé se originou em 1888.

O relatório do Incra descreve que ocorreram pressões em diversas épocas, especialmente de extrativistas e fazendeiros, para que a comunidade abandonasse o local. Uma aliança com a Igreja Católica deu visibilidade ao drama vivenciado por aquelas pessoas, tendo sido divulgado em noticiários nacionais e internacionais, o que foi importante para a sua sobrevivência. Santa Fé manteve-se vinculada ao catolicismo popular tradicional da região e tem na Festa do Divino sua principal manifestação.

Fonte: Fonte: Portal Brasil, com informações do Incra

Leia Também