Correio Central
Voltar Notícia publicada em 22/05/2018

Gêmeas passam bem após 2ª cirurgia de separação

Na última cirurgia, serão separadas as veias, o cérebro e o osso das meninas. A cabeça de cada uma delas será reconstruída – o crânio e a pele.

RIBEIRÃO PRETO. A segunda das quatro cirurgias necessárias para separar as duas meninas que nasceram unidas pela cabeça em 2016 foi concluída de forma satisfatória no final de semana em Ribeirão Preto, em São Paulo.

O procedimento cirúrgico, que durou oito horas, foi realizado no sábado no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão. De acordo com a unidade, as irmãs Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 1 ano e 9 meses, estão internadas na unidade de terapia intensiva pediátrica do HC e respondendo bem ao pós-operatório.

Para a separação total das meninas, ainda serão necessárias mais duas cirurgias. O primeiro procedimento foi realizado no dia 17 de fevereiro, com sucesso. Casos de craniópagos, que nascem unidos pela cabeça, são raríssimos: ocorrem em uma proporção de 0,6 por 1 milhão de nascimentos. Antes da primeira cirurgia, o crânio e o cérebro das duas irmãs foram reconstruídos de forma tridimensional. Em cada um dos procedimentos, uma parte do crânio será aberta. Veias e partes sobrepostas de uma área dos cérebros serão separadas.

Na última cirurgia, a mais complexa, serão separadas as veias, o cérebro e o osso das meninas. A cabeça de cada uma delas será reconstruída – o crânio e a pele.

O procedimento mobilizará equipes de neurocirurgia, cirurgia plástica, anestesistas, neurorradiologistas, pediatras e intensivistas. Tudo em dobro, pois serão duas na mesa de operação. O valor de uma cirurgia como essa é calculado em US$ 2,5 milhões. Na rede pública, como é o caso das meninas, o custo é bem menor.

Fonte: O Tempo

Leia Também