Correio Central
Voltar Notícia publicada em 15/12/2014

Empresário Zezinho da Maria Fumaça é detido na Operação Zagreu, em RO

No total, três mandados de prisão estão sendo cumpridos no estado. Segundo MP, suposta quadrilha desviava verbas em eventos públicos. A ação acontece em Porto Velho e algumas cidades do interior.

O empresário José Joaquim dos Santos, conhecido como Zezinho da Maria Fumaça, e mais uma pessoa não identificada foram detidos na Operação Zagreu, iniciada nesta segunda-feira (15), emRondônia. Segundo as investigações do Ministério Público do estado (MPRO), foi instalada uma quadrilha nos Poderes Executivo e Legislativo para o desvio de verbas na realização de supostos eventos festivos públicos.

 

A ação acontece em Porto Velho e algumas cidades do interior.

 

Zezinho da Maria Fumaça, que é promotor de eventos como shows e carnaval fora de época, chegou ao Instituto Médico Legal (IML) da capital por volta de 7h30 (horário local), onde fez exame de corpo de delito. O outro detido, não identificado, chegou ao local um pouco antes. No total, nesta manhã, estão sendo cumpridos três mandados de prisão – entre eles, os de Zezinho e do homem não identificado –, seis de busca e apreensão, além de ordens de suspensão da função pública, proibição de acesso a órgãos públicos, indisponibilidade de bens e outras medidas cautelares.

 

Carros da Companhia Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar (COE-PM), que apoia a operação, já chegaram à sede do Ministério Público com documentos apreendidos nesta manhã. Agentes também estão fazendo buscas na Superintendência Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), onde processos estão sendo recolhidos com uma funcionária responsável pelo setor financeiro da pasta.

 

De acordo com o Ministério Público, o esquema funcionava mediante o direcionamento de emendas parlamentares para entidades do terceiro setor, utilizadas como laranjas. O grupo responsável pelos crimes é integrado por servidores públicos e empresários, suspeitos da prática de falsidade ideológica, peculato, advocacia administrativa, entre outros delitos. O MP não informou os nomes dos envolvidos e nem em quais municípios as ações estão sendo realizadas.

 

A operação é feita em parceria com a COE-PM e técnicos do Tribunal de Contas do Estado. A Operação Zagreu é um desdobramento da Operação Baco, deflagrada em Ouro Preto do Oeste no dia 19 de maio de 2014.

 

Mais informações sobre a ação serão prestadas em entrevista coletiva às 10h (horário local), na sede do MPRO, em Porto Velho.

 


Autor: Gaia Quiquiô e Karla Cabral Do G1 RO

Leia Também