Correio Central
Voltar Notícia publicada em 01/12/2014

Detentos serram grades e tentam fugir de presídio pelo esgoto, em RO

Por volta das 2h30, os agentes penitenciários perceberam uma movimentação incomum no pavilhão C da unidade prisional. Na verificação, foi constatado que a grade da cela C-3 estava completamente serrada e que o acesso à rede de esgoto estava aberto.

Quatro detentos da Penitenciária de Segurança Máxima José Mário Alves da Silva, o Urso Branco, tentaram fugir, na madrugada deste domingo (30), em Porto Velho, após serrar as grades da cela e cavar uma passagem a partir da rede de esgoto do presídio. A tentativa de fuga foi flagrada pelos agentes penitenciários, que retiraram o fugitivos do túnel e chegaram a ser agredidos. Um dos detentos foi baleado. A Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) não foi encontrada para comentar o caso.

 

Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 2h30, os agentes penitenciários perceberam uma movimentação incomum no pavilhão C da unidade prisional. Na verificação, foi constatado que a grade da cela C-3 estava completamente serrada e que o acesso à rede de esgoto estava aberto. Os agentes foram checar o túnel aberto e um dos presidiários saiu do local, tentou agredi-los com um "chuncho" [arma artesanal] e foi baleado.

Presos serraram grade da cela. (Foto: William Ferreira da Silva)Grade da cela serrada pelos presos para fuga
(Foto: William Ferreira da Silva)

Após o disparo e a contenção do fugitivo, os agentes viram que havia mais três presos dentro da rede de esgoto. Os detentos foram retirados do túnel e colocados em outra cela.

 

O presidiário baleado foi encaminhado para o Hospital João Paulo II, onde foi operado e encontra-se internado em estado estável. Os outros envolvidos na tentativa de fuga foram levados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde foi registrada a ocorrência, depois passaram pelo exame de corpo de delito no Intituto Médico Legal (IML) e voltaram para o presídio.

 

A reportagem do G1 tentou entrar em contato com a Sejus e com a direção do Urso Branco, mas nenhum dos telefones atendeu, até a publicação desta matéria.

 

Fonte: G1 RO

Leia Também