Correio Central
Voltar Notícia publicada em 13/11/2015

Curso de Formação para Soldados da PM oferece bolsa de R$ 1.300 por mês

Cada aluno ganha uma bolsa no valor de um mil e trezentos reais mensais durante os seis meses de duração do curso. As atividades são: instruções teóricas, realizadas em salas de aula, cedidas pela Fatec.

Mais de 440 candidatos fazem o curso de formação de soldados da Polícia Militar do Estado de Rondônia. As atividades são: instruções teóricas, realizadas em salas de aula, cedidas pela Fatec (Faculdades Reunidas de Rondônia). As atividades práticas são realizadas em diversos lugares: um deles é a Diretoria de Ensino, departamento da própria corporação, utilizado para esse fim. Os demais locais com atividades práticas são feitas no Espaço Alternativo; Estande de Tiro ao Alvo da PM; Base de Selva, também da PM; e piscina, cedida pelo DNPM (Departamento Nacional de Produtos Minerais). 

A participação em solenidades diversas da Polícia Militar, bem como eventos públicos de interesse da PM, são os chamados estágios supervisionados, quando o aluno tira serviço ao participar das atividades da unidade. Segundo o coordenador do curso, capitão PM Glauber Souto, o curso teve início no dia 13 de setembro último, e a previsão para o termino é no mês de maio de 2016. Depois disso é aguardar a publicação no Diário-Oficial. Somente a partir da publicação é que os cursandos passarão a ser de fato e de direito, Policiais Militares.

  A diversidade cultural dos alunos merece destaque, na avaliação do coordenador, por se tratarem de pessoas dos CURSO.2mais diversos locais ou rincões de Rondônia. O trabalho de alinhamento do cursando ao padrão militar, não é prejudicado por esta diversidade, desde que respeitada. “Até porque, a linguagem e os ritos militares são universais no país”, disse o capitão Glauber. O curso de formação de soldados da Polícia Militar é feito todo no sistema presencial. Cada aluno ganha uma bolsa no valor de R$ 1.300 (um mil e trezentos reais) mensais durante os seis meses de duração do curso. Uma ajuda de custo para que os alunos não passem por dificuldades financeiras no período em que o tempo está todo comprometido com a academia de polícia. 

REPORTAGEM: VALDIR ALVES 
FOTOS: SARGENTO PM SÉRGIO

Leia Também