Correio Central
Voltar Notícia publicada em 19/05/2017

Combate à violência sexual contra criança e adolescente é promovido em Ouro Preto e no distrito Rondominas

18 de Maio é dia de combate ao mal que atinge todas as classes sociais; rede de apoio pode auxiliar as famílias das vítimas

Na quinta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através da equipe do CREAS, com apoio da SEAS estadual, iniciou logo pela manhã um pit-stop na principal avenida de Ouro Preto do Oeste, e o ato foi encerrado com uma passeata.

A campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes ocorreu durante toda a semana com a realização de palestras, que foram apresentadas na sede do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais (STPMOP), e a abertura das atividades contou com a participação do prefeito Vagno Panisoly e do promotor de justiça Evandro Araújo Oliveira.

Evandro Araújo orienta sempre que, é necessário que a rede de proteção seja fortalecida para que a sociedade ajude a impedir esse mal que atinge todas as classes sociais; Magistrado destaca em suas palestras que o pedófilo se qualifica no grau de psicopata e por isso ele “sabe o que faz. Se infiltra a fim de obter acesso. Se mostra com cara de santo para as pessoas baixarem à guarda”.

Durante a semana, nas ações nas escolas públicas também foi realizado um trabalho bem esclarecedor de incentivo a denúncia de casos de abuso e exploração sexual e divulgado sobre a rede de apoio existente no município através dos centros de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

As denúncias pelo Disque-100, é uma ferramenta que ajuda a mobilizar a rede de apoio no combate à exploração sexual existente na cidade.

RONDOMINAS

No distrito de Rondominas, alunos da Escola Estadual Maria Matos participaram de uma caminhada para marcar o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, e a equipe do CREAS esteve presente para repassar informações valiosas para a comunidade, sobre como lidar com a ação de pedófilos e aproveitadores de crianças e adolescentes.

A psicóloga da Semas Graziela Espanhol Bergamin proferiu uma palestra e orientou como prováveis vítimas dessas ações maléficas devem agir para que o mal seja combatido, como informar a rede de apoio e denunciar na polícia, se for o caso.

PROMOTOR EVANDRO ARAÚJO ORIENTA SOBRE A REDE DE APOIO QUE EXISTE NA CIDADE

RONDOMINAS FOI MOBILIZADO NO DIA NACIONAL DE COMBATE A VIOLÊNCIA SEXUAL

Fonte: www.correiocentral.com.br


Leia Também