Correio Central
Voltar Notícia publicada em 04/07/2014

Caravana empresarial de Rondônia ganha apoio de órgãos federais

A comitiva programada para sair de Porto velho no dia 24 de agosto com destino a Lima no Peru ganhou o apoio do Ministério das Relações Exteriores, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil)

Representantes do Governo de Rondônia e da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), reuniram-se diversas vezes esta semana em Brasília na busca de ampliar parceiros para incorporar à caravana Rota Rondônia para o Pacífico, que terá a missão de promover o intercâmbio comercial entre empresários rondonienses e peruanos. O evento conta também com a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero).

 

A comitiva programada para sair de Porto velho no dia 24 de agosto com destino a Lima no Peru ganhou o apoio do Ministério das Relações Exteriores, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

 

Para Ivanilda Frazão, gerente de Assuntos Internacionais do governo do Estado, a agenda em Brasília foi importantes porque foi direcionada aos órgãos anuentes do Brasil, instituições que têm, entre suas atribuições, a função de analisar licenças de importação registradas pelos importadores no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), além da logística de transportes. “Reunimos todos os atores principais nesse processo e discutimos como eles podem atuar. Quando chegarmos em Porto Velho, vamos nos reunir com os parceiros locais e apresentar a estrutura que foi montada em Brasília, e, é claro, já alinhavar a execução do projeto caravana”, ressaltou.

 

Cristiano Berbert, primeiro secretário, chefe da Divisão de Investimentos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), destacou que a caravana tem o apoio total do Itamaraty e afirmou que um representante do Ministério deverá acompanhar a comitiva brasileira.

 

“As audiências vieram para consolidar o trabalho que a Fiero e a Fecomércio juntamente com o governo do Estado, de forma que possamos consolidar a rodovia interoceânica”, disse o superintendente da Fecomércio, Rubens Nascimento. Segundo ele, é hora de preparar os empresários para a cultura exportadora, e o mercado peruano está receptivo a esse intercâmbio.

 

A superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (sibra), Elizete Lionel, disse que o Governo do Estado está sensível a esse trabalho, por isso está flexibilizando as ações para que o empresariado rondoniense possa acessar esse mercado com o país vizinho.

 

Embaixada do peruana
A comitiva rondoniense também foi recebida na Embaixada do Peru por Carlos Rios, responsável pelos assuntos de integração social com o Brasil. Ele pediu que os organizadores oficializassem o evento à Embaixada.

 

Na reunião, o representante andino também foi informado que a Caravana Rota Rondônia para o Pacífico sairá de Porto Velho no dia 24 de agosto com retorno programado para o dia dois de setembro, e contará com a participação de aproximadamente 60 empresários do Estado, além dos representantes técnicos de órgãos federais brasileiros.

 

Segundo a analista de Comércio Exterior de Rondônia, Alisângela Lima, pretende-se aproximar o comércio entre os dois governos, e  o contato feito com as Câmaras Comerciais de vários municípios do Peru foi bem aceito pelos peruanos. “O objetivo é divulgar nossos produtos e nosso setor industrial para o mercado andino”, finalizou.

 

 

Texto: Zózimo Macedo
Decom - Governo de Rondônia

Leia Também