Correio Central
Voltar Notícia publicada em 08/05/2014

Aprenda dicas para descobrir se uma pessoa está mentindo para você

O mentiroso deve saber qual a verdade do fato que está contando, para escondê-lo de você. Assim a mentira precisa fazer sentido e não se contradizer. O mentiroso deve contar a mentira de maneira convincente, e ter ótima memória para se lembrar sempre de cada detalhe.

Quem é esperto e não gosta de ser passado para trás, certamente vai se interessar por essas dicas que deixamos aqui, mostrando como descobrir quando uma pessoa está mentindo para você. Confira abaixo:

 

1 – Sobre a mentira

 

Em primeiro lugar é preciso entender que quem mente precisa criar uma história e ser capaz de conta-la sempre que for preciso. Assim, mentir bem necessita de um grande trabalho mental do mentiroso. Aprenda a reconhecer sinais de que a pessoa está criando a história, focando em paradas na fala ( que sugerem que ela esteja pensando no que dizer).

 

2 – Carga cognitiva

 

O mentiroso deve saber qual a verdade do fato que está contando, para escondê-lo de você. Assim a mentira precisa fazer sentido e não se contradizer. O mentiroso deve contar a mentira de maneira convincente, e ter ótima memória para se lembrar sempre de cada detalhe.

 

Durante a elaboração de uma história, ele deve levar algum tempo para fazê-la. Neste momento você deve notar se sua concentração está reduzida, pois isso já seria um sinal claro de que o fato é uma mentira. Em segundo lugar você deve ocupa-lo enquanto está contando um caso, talvez servindo-o com suco ou pedindo-lhe para ajudar a secar a louça.

 

3 – Sinais

 

Quando uma pessoa fica nervosa, ela tente a piscar mais vezes, e quando exercemos uma atividade cognitiva, piscamos menos. Assim, quando a pessoa pisca pouco, é um sinal de que ela pode estar mentindo.

 

Diferentemente do que pensamos, as pessoas não ficam nervosas ou agitadas quando estão mentindo. Os homens nem costumam gesticular quando contam uma mentira. Mas ambos os sexos se mantém calmos e fazem paradas durante suas falas.

 

4 – Palavras de quem entende

 

O psicólogo Richard Wiseman relata que os mentirosos tendem a movimentar pouco os braços e as pernas, e podem repetir as mesmas frases por vezes. Se perguntados, eles certamente vão dar respostas curtas e sem detalhes.

 

Eles também costumam falar a respeito das mentiras de forma impessoal, dizendo poucas vezes as palavras “eu” e “meu”. Eles também não usam os nomes das pessoas, preferindo dizer “ele” ou “ela”.

 

5 – O que os especialistas fazem

 

Quem deseja descobrir mentiras precisa procurar aumentar a carga cognitiva do mentiroso. Normalmente detetives pedem que a pessoa conte a mesma história de trás pra frente, exigindo maior precisão de detalhes.

 

Essa técnica eleva a carga cognitiva ao extremo. Fazer perguntas que possibilitem respostas além do “sim” e do “não” também vale, e deixar o mentiroso falar, sem ser interrompido, é primordial.

 

6 – Fique esperto

 

Concluímos que a melhor maneira de descobrir se alguém está contando inverdades é aumentar a carga cognitiva. Os bons mentirosos são mais criativos e inteligentes, portanto fique alerta e se mantenha astuto.

 

Fonte: gadoo com megacurioso

Leia Também