Correio Central
Voltar Notícia publicada em 01/06/2016

SEMECE promove em Ouro Preto o Seminário da Base Nacional Comum

O objetivo do Seminário e realizar um relatório final, onde o mesmo deve, acrescentar, suprimir ou alterar a redação os objetivos de aprendizagens expostos na segunda Versão da Base Nacional Comum Curricular.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE) promoveu no dia 25 de maio o seminário da Base Nacional Comum e o evento contou com a participação de Escolas municipais, escolas estaduais e escolas municipais de Teixeirópolis e teve público alvo professores e supervisores escolares das escolas de Educação infantil e de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e foi organizado pela equipe Pedagógica da SEMECE.

 

O objetivo do Seminário e realizar um relatório final, onde o mesmo deve, acrescentar, suprimir ou alterar a redação os objetivos de aprendizagens expostos na 2ª Versão da Base Nacional Comum Curricular.

 

A Base Nacional Comum, prevista na Constituição para o ensino fundamental e ampliada, no Plano Nacional de Educação, para o ensino médio, é a base para a renovação e o aprimoramento da educação básica como um todo. E, como se tornou mais ou menos consensual que sem um forte investimento na educação básica o País não atenderá aos desafios de formação pessoal, profissional e cidadã de seus jovens, a Base Nacional Comum assume um forte sentido estratégico nas ações de todos os educadores, bem como gestores de educação, do Brasil.

 

Dois rumos importantes serão abertos pela BNC: primeiro, a formação tanto inicial quanto continuada dos nossos professores mudará de figura; segundo, o material didático deverá passar por mudanças significativas, tanto pela incorporação de elementos audiovisuais (e também apenas áudio, ou apenas visuais) quanto pela presença dos conteúdos específicos que as redes autônomas de educação agregarão.

 

As discussões agora acontecem em cima da 2ª versão da base que é fruto de um trabalho intenso, empenhado, digno de elogios, e por isso faço questão de agradecer a todas as equipes por sua contribuição, principalmente pela participação de professores e da comunidade em geral.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também