Correio Central
Voltar Notícia publicada em 10/12/2012

Proerd forma alunos de cinco escolas em Nova União

Nova União forma 172 alunos no Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd)

Público numeroso compareceu à solenidade de formatura de 172 alunos no Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd), em Nova União. Foi um concorrido encontro de pais, filhos, professores, Polícia Militar, pessoal de apoio e pessoas da comunidade. Os formandos pertencem às Escolas Municipais Paulo Freire, Marcos Adriano Issler, Pedro Álvares Cabral e Pólo Antônio Carlos, que somadas atingiram o total de 153 alunos. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria Goretti, anfitriã da solenidade em sua quadra poliesportiva, participou com 19 formandos. O evento foi realizado a partir das 19h00 desta quinta-feira, 06 de dezembro. O local ficou lotado de pessoas interessadas em participar da festividade.

 

Genedite Rodrigues Torres, coordenadora Regional de Ensino marcou presença, formando a mesa diretora da solenidade com Cristina Lubiana Ribeiro, secretária Municipal de Educação, representando o prefeito Luiz Gomes; Gilson Albino Neiva, Chefe de CIRETRAN da unidade local; Sargento Vlademir Borges de Castro, comandante da Polícia Militar de Nova União; vereadores eleitos Adão Luiz Vieira Filho (Neguinho) e Cláudio Adão Maia (Prof. Cláudio); vereadores atuais José Wagner Oliveira e a presidente da Câmara Valdeci de Andrade Pinto; Marilse Guidi Feitosa, supervisora escolar da Pedro Álvares Cabral e o vice-diretor da Escola Maria Goretti, professor Luiz Carlos. Houve ainda a presença das comunidades escolares das escolas participantes.

 

A cerimônia foi conduzida pelo sargento Augusto Afonso Soares Pereira, instrutor do Proerd em Nova União, acompanhado de diversos auxiliares, civis e militares. “É importante lembrar que neste ano tivemos o apoio da classe empresarial de Nova União” – destacou o instrutor. O apoio possibilitou o sorteio de diversos (e bons) prêmios na solenidade, inclusive uma bicicleta. “Esta solenidade de formatura contou também com o prestígio dos instrutores militares de Jaru, Ji-Paraná e Theobroma” – finalizou o sargento Afonso. Além do sorteio de brindes, várias atrações e brincadeiras fizeram parte do evento, cujas estrelas foram os próprios alunos. Houve apresentações teatrais das escolas participantes, incentivando o combate às drogas. Apresentação de redações premiadas, leitura de frases de autoria dos alunos, música e danças também marcaram o evento. Após o juramento do Proerd, passou-se à entrega de certificados.

 

Falando em nome do prefeito Luiz Gomes, a secretária Municipal de Educação Cristina incentivou “que o Proerd continue com suas atividades para produzir uma sociedade melhor”. Idêntico estímulo foi seguido pelos demais oradores: Gilson, da CIRETRAN; Genedite, da Coordenadoria Regional de Ensino e a presidente da Câmara de Vereadores, Valdeci de Andrade enalteceram a atuação do Proerd, destacando o trabalho bem sucedido ao longo dos anos.      

 

O Proerd foi criado nos Estados Unidos em 1983. O início das atividades em Rondônia foi em 11 de agosto de 2.000, desde então contabilizando mais de 230.000 alunos atendidos em sua ainda jovem existência no Estado. De acordo com o site da Polícia Militar de Rondônia –  http://www.pm.ro.gov.br – “o Proerd consiste numa ação conjunta entre as polícias militares, escolas e famílias no sentido de prevenir o uso e abuso de drogas e a prática da violência entre crianças e adolescentes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e influências diárias que podem levar à dependência química e as práticas violentas”. Ainda segundo o site da PM “o programa é aplicado nas escolas das redes estaduais, municipais e particulares de Rondônia, com apoio do governo estadual por meio da Seduc, administrações municipais por meio das Secretarias Municipais de Educação e com apoio da iniciativa privada nas redes escolares particulares”. Um instrutor militar é o encarregado da aplicação dos conteúdos do Proerd em sala de aula.  

 

 

Autor: Anfrízio Santana 

Leia Também