Correio Central
Voltar Notícia publicada em 20/11/2016

O Dia da Consciência Negra valoriza a identidade do aluno negro

Kaoane Victoria e Guilherme Santos foram eleitos Garota e Garoto Afro Cultural da Escola Monteiro Lobato, no evento que marcou o Dia Nacional da Consciência Negra em Ouro Preto do Oeste.

Edmilson Rodrigues - A Escola Estadual Monteiro Lobato, localizada em Ouro Preto d’Oeste no Bairro Liberdade, promoveu um animado desfile para a escolha da Garota e Garoto Afro Cultura, e a aluna Kaoane Victoria Venâncio Ribeiro, de 13 anos, estudante da 6ª E, e o aluno Guilherme dos Santos Souza, 14 anos, aluno da 7ª A, foram eleitos em uma escolha bastante democrática.


O desfile aconteceu na tarde da sexta-feira, e fez parte da programação alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, que é comemorado neste domingo (20), no Brasil.


Kaoane e Guilherme são dois belos adolescentes bastante conscientes do papel que irão exercer na escola a partir da conquista do título, e ambos têm a missão de elevar ainda mais a personalidade dos demais alunos com estereotipo afrodescendente no âmbito escolar, que ora ou outra se sentem discriminados.

 

O desfile foi marcante, e a equipe gestora da instituição está de parabéns.  


IDENTIDADE VALORIZADA

O racismo e o preconceito estão presentes no ambiente escolar brasileiro, infelizmente ainda são encontrados em salas de aula, e de maneira silenciosa crianças e adolescentes de cor sofrem bulling severo, e os que não têm uma personalidade mais forte, ou uma condição social mais favorável, se abalam psicologicamente prejudicando o seu desenvolvimento escolar e social.  


A vida escolar de muitos estudantes negros é marcada por eles lidarem com essas diferenças, pois são xingados, sentem-se humilhados e expostos à situação vexatória que transfere sentimento de desvalorização e rejeição a própria imagem.  


A aluna Kaoane Victoria reviveu momentos terríveis de seu período escolar quando assistiu reportagem recente sobre a postagem de uma cidadã norte-americana, Pamela Ransey Taylor, ter publicado em seu perfil do Facebook que comparava a primeira dama Miclhelle Obama a uma “macaca de saltos”, após a eleição do candidato republicano Donald Trump.


A adolescente ouro-pretense revelou durante o desfile em sua escola que já foi comparada a animais, e já ouviu xingamentos tipo “preta do capeta” e “diabo negro”. “Sofri por cinco anos por isso, aí fui deixando, não fui ligando pra quem me xingava e passei a ouvir as opiniões boas. Superei e isso diminuiu”, contou a adolescente.


Já com os alunos do sexo masculino os ataques discriminatórios também acontecem, porém são menos hostis, e se dão no âmbito de brincadeiras com resposta à altura, conforme revela o Garoto Afro Cultural Guilherme. “É mais na brincadeira, e às vezes quando é ofensiva a gente sente e não tem como não ficar chateado”.


O diretor da Escola, Luiz Carlos Polini, destaca que as diretrizes curriculares estabelecem que a diversidade cultural do país deva ser trabalhada no âmbito escolar, mas infelizmente há situações equivocadas por membros da sociedade em que vivemos valorizando outro estereótipo, resultando de maneira negativa na invisibilização do negro. “Ocorre diariamente um efeito bastante perverso, onde as crianças negras nunca se veem e o que elas olham é sempre diferente delas”, aponta o professor Polini.


Para o gestor, o Dia da Consciência Negra também coloca em pauta a importância de as escolas discutirem a temática negra.  

 

           GUILHERME DOS SANTOS FOI ELEITO O GAROTO AFRO CULTURAL DA ESCOLA MONTEIRO LOBATO

 

          KAOANE VICTORIA FOI ELEITA A MAIS BONITA NO DESSFILE DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 

                             A PEQUENA GABRIELY VITÓRIA TAMBÉM ESBANJOU CHARME E BELEZA NA PASSARELA

Leia Também