Correio Central
Voltar Notícia publicada em 26/06/2013

Manifestantes da educação em greve protestam na Câmara de Vereadores de Ouro Preto

Grevistas pararam em frente à Câmara, entoaram o Hino Nacional e depois entraram para participar da Sessão Ordinária

Manifestantes ligados ao Sintero e do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais (STPMOP) realizaram na tarde desta segunda-feira (24) uma passeata na avenida principal da cidade, e protestaram na entrada da Câmara de Vereadores, conquistando espaço para explanarem seu posicionamento da greve na educação pública na Tribuna da Sessão Ordinária.


A greve do Sintero no estado de Rondônia completa 35 dias nesta segunda-feira. Em Ouro Preto do Oeste, o sindicato decidiu pela paralisação há 15 dias. Os educadores em greve receberam apoio da Via Campesina, a líder do movimento rural Ana Isabel de Magalhães Ramalho participou do ato.


Os manifestantes do Sintero distribuíram uma carta aberta, dirigida aos pais, aos estudantes e a população com informações que confrontam com dados divulgados pelo governo do Estado.


Dioneida Castoldi Martins, diretora da Regional Centro II do Sintero, fez uso da tribuna da Câmara para relatar da falta de apoio político para o desfecho da paralisação na educação pública.


A dirigente do Sintero lamentou o fato de hoje o município de Ouro Preto do Oeste contar com 97% dos professores com graduação e pós-graduação, e recebendo vencimento de nível médio. “Estamos em greve e o governo negocia, mas não avança. Você estuda e trabalha e tem o menor salário que qualquer categoria”, disse Dioneida.


Os manifestantes do Sintero e do STPMOP ocuparam o plenário da Câmara e aplaudiram o discurso dos colegas que fizeram uso da tribuna.

 

O convite para que os manifestantes adentrassem a Câmara para registrarem seu protesto foi do vereador presidente Edis Farias (PSD), Deraldo Pereira (PT), Cleide Almeida (PDT) e Miltinho do Bar (PRP). A vereadora Rosária Helena não estava presente na sessão, e o prefeito Alex Testoni também está viajando. 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br/Edmilson Rodrigues

Leia Também