Correio Central
Voltar Notícia publicada em 25/07/2013

Lei nº 245 do deputado Jaques Testoni que institui xadrez nas escolas estaduais será realidade em RO

Jaques está formando uma equipe que conta com o médico doutor Ricardo Dias Illivi Ibãnes e o professor Elder Pedri Valença para fomentar o projeto de construção de um moderno centro de difusão do xadrez em Ouro Preto do Oeste, que irá expandir a prática em RO

Inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem em todas as escolas públicas estaduais é a proposta pedagógica defendida pelo deputado estadual Jaques Testoni (PSD – Ouro Preto), o autor do Projeto de lei que 245, de 2011, que institui como matéria curricular nas escolas estaduais o jogo do xadrez como suporte pedagógico para outras disciplinas.

 

O decreto de aprovação do projeto na Assembleia legislativa foi divulgado no dia 28 de setembro de 2011. Parágrafo único do artigo 1º da lei define que “o ensino do jogo de xadrez nas escolas estaduais acontecerá uma vez por semana, em aula com duração máxima de 60 minutos”.

 

A lei foi sancionada pelo governo do Estado, e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) inclusive já implantou o jogo de xadrez nas unidades de ensino integral que foram iniciadas no estado.         

 

O deputado Jaques sustenta que, a aplicação do jogo de xadrez nas escolas estaduais tem objetivos fundamentais, e registra na argumentação da Lei o fato de a Federação Internacional de Xadrez (Fide) congregar mais de 160 países, e realizar a olimpíada bienal da modalidade, com a participação de mais de 140 países.

 

“O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico, onde no jogo o indivíduo se relaciona em diversas disciplinas, entre as quais a matemática, artes, história, geografia. E acrescenta, ainda, o grau de memorização que o praticante obtém”, argumenta Jaques.

 

O deputado informou que está sendo formando uma equipe que conta com o médico doutor Ricardo Dias Illivi Ibãnes, um apaixonado pela modalidade, e o professor Elder Pedri Valença que é outro entusiasta do esporte, para fomentar o projeto de construção de um moderno centro de difusão do xadrez em Ouro Preto do Oeste, que irá expandir a prática, e promover competições de nível mais avançado.

 
Autor: www.correiocentral.com.br/Edmilson Rodrigues

Leia Também