Correio Central
Voltar Notícia publicada em 17/08/2017

Intoxicação alimentar leva 20 alunos da Escola Joaquim Nabuco a hospitais da cidade de Ouro Preto do Oeste

As aulas de sexta-feira estão suspensas; 18 crianças foram para o HM, uma aluna foi internada no Mater Dei e um garoto no Bom Jesus

Durante todo o dia desta quinta-feira (17), em Ouro Preto do Oeste, dezenas de crianças de um total de 223 alunos que estudam no período matutino da Escola Joaquim Nabuco nas séries de 1º ao 5º ano, estão passando mal com sintomas de dor de cabeça, dores no estômago, forte diarreia e vômito, e provavelmente adoeceram por uma intoxicação alimentar contraída durante a aula de ontem.

As aulas de sexta-feira na Escola foram suspensas nos dois períodos pela direção, por recomendação da Secretaria Municipal de Educação (SEMECE).

Até as 18 horas de hoje, 18 alunas e alunos foram internados e medicadas no Pronto Socorro e na ala de pediatria do Hospital Municipal Dra. Laura Maria Carvalho Braga. No Hospital Bom Jesus um aluno de 8 anos está internado, e no Hospital Mater Dey está internada uma aluna que completa 10 anos hoje, e provavelmente vai dormir no hospital.

Há relatos de que muitos pais não levaram seus filhos ao hospital e dão medicação em casa porque um ou outro dos sintomas se manifestou com menos agressividade. No entanto, é possível que até a manhã de sexta-feira o número de internações possa aumentar.   

Mães e pais que acompanham as crianças internadas no HM relatam várias situações contadas pelos filhos, de que na manhã houve uma falta de energia na escola e teriam bebido água quente no bebedouro. O cardápio servido na manhã de ontem foi arroz, feijão, carne ao molho e uma banana de sobremesa.

O médico pediatra Edemar Afonso Gonçalves, atendeu os 18 alunos que deram entrada no HM, e disse à reportagem que os sintomas apresentados são típicos de contaminação por algum item do alimento consumido pelas crianças na escola que estaria contaminado. “Para dar diarreia nesse monte de menino na escola provavelmente foi uma intoxicação causada pelo alimento”, afirmou.

Doutor Edemar disse que pode ter sido alimento da merenda, mas não descartou a água que as crianças beberam na manhã de quarta-feira. “Água também é alimento né, e que fique claro que tudo que a gente está falando é por hipótese”, ponderou.    

O prefeito Vagno Gonçalves Barros “Panisoly” permaneceu no Hospital Municipal por cerca de duas horas acompanhando o trabalho da equipe de servidores do HM para se mobilizaram no atendimento às crianças que chegavam. A direção do Hospital afirmou que o atendimento foi feito e a medicação necessária fornecida aos alunos, e divulgou que o pediatra liberou para ir para casa todas as crianças após receberem toda a medicação.  

O prefeito Panonsily informou que a prefeitura acionou a Vigilância Sanitária ainda pela manhã, garantiu que amostra de alimentos e da água fornecida pela Escola Joaquim Nabuco foram enviadas para análise, e assegurou que o resultado será divulgado para a população. A direção da instituição de ensino infantil também acompanhou o atendimento no hospital.

Alunos fizeram filas na ala de pediatria do Hospital Municipal aguardando o atendimento

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também