Correio Central
Voltar Notícia publicada em 01/09/2012

Índice do Ideb das escolas municipais ultrapassa a media prevista

Paulo Bicalho, da SEMECE, explanou sobre a evolução da educação municipal em 3 anos e meio

De três anos e meio para cá, a educação do Município de Ouro Preto do Oeste avançou positivamente no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O índice do Ideb 2011 foi de 4,5 pontos, meta 0,1 ponto superior a previsão de 2013, e 0,1 abaixo do índice atingido pelas escolas privadas da cidade. 


Em 3 anos e meio, as escolas municipais desenvolveram vários projetos educacionais e a Secretaria de Educação (Semece) registra um salto impressionante: em 2010 o desempenho das escolas municipais de Ouro Preto ficou entre os 100 melhores do país e o Município recebeu o prêmio Palma de Ouro do “6º Educa Brasil”, evento realizado em balneário Camboriú-SC. Isso considerando que,  em 2007, quando a meta era atingir até 4.

 

0 pontos para a avaliação do Ideb, Ouro Preto do Oeste figurava entre os 1.230 piores municípios avaliados pelo MEC.


A necessidade de evoluir era muita, tanto que a media do Ideb de 2011 foi atingido ainda em 2009 pelas escolas municipais, quando o objetivo era a meta de 2007. “Nós estávamos tão ruins que houve um esforço de todos e demos um salto enorme, e continuamos superando metas antecipadas” comemora Paulo Bicalho Fernandes, assessor especial da Secretaria Municipal de Educação (Semece).

 

O índice atingido pelo município até o momento ainda não é uma excelência em ensino. Todavia, as ações empregadas nos últimos anos revelam melhorias significativas, e o indicativo que a educação municipal está evoluindo.


O acompanhamento da evolução dos Estados e Municípios é feito pelo MEC, todas as informações repassadas on line, e disponibilizadas para qualquer cidadão no portal http://ideb.inep.gov.br/site/. Cada escola tem uma meta de acordo com a sua realidade, e depende ainda do desempenho do alunado matriculado.

 

Os gestores também precisam fazer a sua parte que é cumprir metas determinadas pelo MEC, para conquistar mais recursos para a educação.  

 

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