Correio Central
Voltar Notícia publicada em 23/11/2016

Escola 28 de Novembro promove Noite Cultural com tema voltado a Consciência Negra

Os alunos da Escola 28 de Novembro desenvolveram trabalhados em grupo durante todo o mês de novembro e na Noite Cultural mostraram seus trabalhos artísticos no evento.

A Escola Estadual 28 de Novembro de Ouro Preto d’Oeste, localizada no Bairro União, promoveu na noite desta terça-feira (22) a Noite Cultural 2016 com o tema “Consciência Negra – Relações Étnico Racial”, e o evento movimentaram os alunos dos três períodos visando a celebração da história e da cultura dos negros e a reafirmação do compromisso de continuar o engajamento para que todas as formas de preconceito, discriminação e exclusão sejam superadas no ambiente escolar.

 

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de Novembro.


A Noite Cultural promovida pela equipe gestora teve o envolvimento dos professores, alunos e de todos servidores da Escola Estadual. A professora e vereadora Rosária Helena fez uma breve palestra para os alunos, e lembrou de sua determinação para conquistar dois diplomas universitários. A coordenadora regional de Educação Marivone Resende, e membros da equipe gestora da Escola Joaquim de Lima Avelino, prestigiaram a Noite Cultural da Escola 28 de Novembro. 


O mês de novembro é dedicado para debates e reflexões sobre a temática étnico racial, e a lei brasileira determina que as escolas ensinem temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que a diversidade cultural do país deve ser trabalhada no âmbito escolar de maneira que, os educadores buscam transformar o espaço da escola com a proposta de inserir a igualdade racial e construir uma identidade que inclua os negros.


Os alunos da Escola 28 de Novembro desenvolveram trabalhados em grupo durante todo o mês de novembro e na Noite Cultural mostraram seus trabalhos artísticos com apresentação de danças, música, paródia, poemas, poesias, oficina de bonecos, e no pátio da instituição foram montados painéis e murais com depoimentos sobre preconceito e racismo e de exposição da história do negro no Brasil e de personalidades negras de destaque na mídia, além de apresentação de comidas típicas e outras culturas.


A equipe gestora da Escola 28 de Novembro trabalhou o tema com os alunos com o intuito de que eles reflitam sobre a diversidade cultural causando o efeito de romper preconceitos e preservar a cultura, autoestima e a identidade e eliminar a ideia de segregação no ambiente escolar.  

 

                        ALUNOS PARTICIPARAM DE APRESENTAÇÕES CULTURAIS SOBRE VÁRIOS TEMAS

Leia Também