Correio Central
Voltar Notícia publicada em 28/06/2013

Em Carta Aberta Sindicato diz que greve é superior a 50% e contesta dados da administração

Delisio Fernandes, presidente do STPMOP, mobiliza a categoria e mantém a posição que a prefeitura pode conceder aumento

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais (STPMOP) continua estimulando a greve na educação municipal para conquistar aumento que compense a defasagem salarial, e mantém as reuniões diárias com grevistas na sede da entidade.


O Sindicato divulgou uma Carta Aberta a população informando que a paralisação é de 53%, e novamente contesta que a administração não tenha recurso para conceder o aumento solicitado pelos grevistas.


Na última segunda-feira, os grevistas realizaram manifestação conjunta com o Sintero e seguiram para a Câmara Municipal, onde expuseram suas reivindicações e pediram ajuda dos vereadores nas negociações. Cinfora a versão do STPMOP:


Carta Aberta


Os Profissionais da Educação do município de Ouro Preto do Oeste, através do STPMOP, vêm a público prestar esclarecimentos sobre o Movimento de Paralisação, deflagrado em Assembleia Geral pelos Profissionais do Magistério, no dia 03 de Junho de 2013, após as negativas do atual Prefeito em realizar as negociações propostas com a direção do sindicato e comissão de negociação.

 Tendo em vista a desvalorização dos professores deste município tornou-se imprescindível a reivindicação dos seguintes itens:


- 20%  de diferença salarial entre o professor Nível Médio (Magistério) e o Professor Nível Superior (Licenciado);
- Eleição de diretores pela comunidade escolar (Pais, Professores e alunos) - Gestão Democrática;
- Revisão Geral dos vencimentos dos servidores técnico-administrativos (Art. 37, X da CF);
- Progressão anual de 2% aos servidores de apoio Técnico-administrativos;
- Plano de Carreira unificado da educação;
- Inicio do ano letivo no começo do mês de fevereiro de 2013.

Apresentados os itens acima, que são de direito da categoria, resta-nos a preocupação sobre a boa vontade da administração municipal em atendê-los, haja vista que a greve não traz desconforto apenas para os alunos e pais, mas também aos professores que por responsabilidade e ética, se vêem comprometidos com o futuro escolar dos alunos, bem como o período de reposição das aulas, a fim de que o ano letivo não se perca. 

Cabe-nos ressaltar algumas inverdades divulgadas por esta administração, entre elas: 
- Que as escolas continuam funcionando normalmente;
- Que a maioria dos professores não estão em greve;
- Que o município não possui recursos financeiros para conceder o aumento, entre outras.

A verdade é que a maioria dos professores (53%) estão em greve e várias escolas do município estão fechadas, se não integralmente, mas parcialmente. Sobre a falta de dinheiro, o próprio prefeito afirmou em reunião que há sobras de recursos do próprio FUNDEB  (R$ 241.000,00) nos 60%. Além disso, a proposta de gratificação ofertada pelo prefeito (R$ 500,00), se convertida em vencimentos torna viável o aumento pleiteado pelos professores.

Salientamos aos pais e alunos que o nosso compromisso maior é por uma sociedade mais justa e igualitária e, que esse objetivo só é possível de se alcançar através de uma educação de qualidade, porém, nas atuais condições nos sentimos incapazes de honrar até mesmo simples compromissos comerciais e básicos para nossa digna subsistência. 

Restou-nos somente esta alternativa extrema de paralisação, através da qual, que seja feito um acordo o mais breve possível, dependendo apenas do bom senso da atual administração municipal. Autor STPMOP

Leia Também