Correio Central
Voltar Notícia publicada em 25/02/2014

Diretor de Rondominas fala na câmara sobre fechamento de escola Brasília

Diretor do distrito corrigiu os números apresentados pelo vereador Deraldo e esclareceu sobre como a escola se preparou para receber os alunos. Dos 25 alunos transferidos 17 pararam de ir à escola e aguardam a decisão da ação reivindicada junto ao MP.

A sessão ordinária de segunda-feira teve a presença do professor Blaudemiro Alves Rodrigues, diretor da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Rondominas.


A presença do diretor, e o seu depoimento na tribuna da Câmara, esclareceram fatos e minou a tentativa do vereador Deraldo Pereira (PT) de utilizar o fechamento de uma escola rural, e a recusa de um grupo de pais em aceitar a mudança, para fazer suas costumeiras críticas contra a administração.


A escola localizada no distrito de Rondominas absorveu 25 alunos da Escola Brasília que funcionava na Linha 203 e foi fechada pela Secretaria Municipal de Educação (Semece).  Hoje a escola do distrito conta com 422 alunos. “Garanto aos senhores que fizemos tudo que pudemos, e a escola está apta para receber os alunos”, afirmou o diretor.


No começo os pais até aceitaram o fechamento da escola Brasília, mas após o inicio do ano letivo um pai de aluno, o senhor Evaldo, iniciou um movimento e convenceu um grupo a procurar a promotoria Pública para pedir algumas providências.


A partir da ida dos pais ao MP, 17 alunos deixaram de ir para a escola no distrito e os pais aguardam a decisão da ação no MP, enquanto oito alunos continuam estudando.


O vereador Deraldo no momento da participação do professor destacou em seu discurso que os pais vieram se queixar no Ministério Público de Ouro Preto do Oeste que os alunos são transportados a distância de até 60 quilômetros para chegar a Rondominas, e colocou dúvidas quanto às condições das embarcações escolares que são utilizadas no transporte de alunos.


O professor Blaudemiro Alves esclareceu na tribuna que o trajeto máximo percorrido por aluno que já foi verificado é de 37 quilômetros, e que os ônibus escolares têm cinto de segurança e estão nas mesmas condições dos veículos utilizados em outras rotas.


Quanto à visita dos pais ao Ministério Público, foi um exercício de cidadania, tendo em vista que a reivindicação foi para pedir melhorias nas estradas, a fiscalização nos ônibus escolares por monitores, e a possibilidade na suspensão da medida de fechar a escola.


Ao ouvir o esclarecimento do professor Blaudemiro de que o percurso é de 37 quilômetros o vereador Deraldo comentou que os denunciantes excederam um pouquinho e colocaram o trecho de ida e volta, e saiu pela tangente dizendo que “foi tomado depoimento no MP e se (os agricultores) estiverem mentindo vão ter que responder por esta maldade”.


A decisão da Semece de fechar a escola Brasília é técnica, sob o argumento que era necessário transportar equipe de cinco professores para atender um pequeno grupo de alunos na Linha 203, gerando despesas e prestando uma educação sem a eficiência necessária.


A prefeitura alega que tomou a medida para incluir os alunos numa escola em condições de oferecer educação de qualidade.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também