Correio Central
Voltar Notícia publicada em 18/01/2013

Bolsa Jovem: Mirante da Serra é o 5º município no Estado em índice de evasão escolar

Governo do Estado, através do Programa FutuRO vai repassar bolsa ao jovem que permanecer estudando até concluir o ensino médio

O governo do Estado, através do Plano FutuRo, executado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) vai ofertar o programa “Bolsa Jovem” a estudantes de Mirante da Serra que concluírem o ensino fundamental para que eles continuem estudando e não abandonem o ensino médio.

 

Mirante da Serra amarga um péssimo resultado, é o 5º município no estado em evasão escolar nessa faixa etária, segundo os levantamentos do governo.


O aluno que permanecer estudando vai receber R$ 600,00 por ano, durante três anos, como forma de incentivo, para que esse quadro seja revertido.


Somente 14 municípios rondonienses foram relacionados entre os que têm índice intolerável. Em razão desse quadro, Mirante da Serra é beneficiado, inicialmente com 60 Bolsas Jovem.


Maria Araújo Oliveira, coordenadora da Unidade Avançada de Planejamento e Gestão Regional (UAPGR), em Ouro Preto do Oeste, explica que até o momento apenas Mirante da Serra foi contemplado devido ao quadro negativo que o município apresenta no que tange a evasão escolar de alunos que concluem o ensino fundamental: ”É como uma poupança que fica guardada, o aluno tem acesso e pode acompanhar o rendimento, mas só pode retirar o dinheiro após concluir o estudo”.

 

Esta semana, a equipe da SEAS esteve em Vale do Paraíso cadastrando famílias de baixa renda para aumentar o número de beneficiados pelo Plano FutuRO, que recebem o auxilio complementar do Bolsa FutuRO, de transferência renda que varia de 30 a 150 reais por mês.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também