Correio Central
Voltar Notícia publicada em 28/12/2012

A Nota do Enem 2012 já está disponível para consulta

Para conferir seu desempenho, participante deve fornecer número CPF ou de inscrição, além da senha cadastrada

O Ministério da Educação (MEC) liberou para consulta nesta sexta-feira o boletim de desempenho individual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Os participantes devem acessar o site da prova e fornecer o número de CPF ou da inscrição, além da senha cadastrada no ato da inscrição. Caso o participante tenha perdido a senha, é possível recuperá-la na própria página do Enem.

 

O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro áreas avaliadas. São elas: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza, além da nota de redação. O Enem 2012 foi aplicado entre os dias 3 e 4 de novembro para cerca de 5 milhões de estudantes.

Vale lembrar que o Enem é corrigido segundo a Teoria da Resposta ao item (TRI), um método internacionalmente difundido em que a nota final não é resultado da simples soma do número de questões que o participante acerta. Isso porque nem todas questões têm o mesmo valor.

Se o participante acerta somente questões difíceis, sinaliza ao sistema de correção inconsistência no domínio da disciplina avaliada, pois a TRI considera que o conhecimento necessário à resolução dos testes fáceis é um pré-requisito à solução dos mais complexos. Em uma situação como essa, portanto, o sistema avalia que é alta a probabilidade de o acerto ser fruto da sorte (ou de boa mira para o "chute").


Com a nota do Enem em mãos, os estudantes poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de 7 de janeiro. O Sisu é o programa que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior com base exclusivamente na nota do Enem. Para o primeiro semestre de 2013 estão sendo oferecidas quase130.000 vagas em mais de 3.500 cursos e 101 universidades e institutos. Os interessados têm até o dia 11 para fazer a inscrição no sistema.


Também com a nota do Enem será possível concorrer a uma das bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). O cronograma de inscrições deve ser divulgado pelo MEC no início de próximo mês. Além disso, o Enem auxilia na disputa de bolsas do programa Ciência sem Fronteiras, na obtenção de financiamento estudantil e serve como bônus em diversos vestibulares de universidades públicas e privadas. 

 

Fonte: Veja.abril.com.br

Leia Também