Correio Central
Voltar Notícia publicada em 04/07/2017

Vagno Panisoly faz um breve relato de seus primeiros seis meses de governo e foca a agricultura como meta

Prefeito garantiu que a sua gestão está focada em resgatar o setor produtivo, e convocou os agricultores a participarem desse projeto

Ao completar seis meses do governo, o prefeito Vagno Gonçalves Barros “Panisoly”, fez um breve relato do seu mandato à frente da prefeitura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste no auditório da Emater, perante uma plateia formada por membros de 26 associações rurais que discutiu a distribuição de 1.000 toneladas de calcário fornecidas pelo governo do Estado, na manhã última sexta-feira (30), data em que sua administração completou o primeio semestre de gestão.

O prefeito admitiu que, nesse período a administração ficou muito tempo parada em razão da transição de governo de oito anos do ex-prefeito e à adaptação da nova equipe, citou que há munícipes que acham que ele poderia ter feito muito, mais justificou o engessamento no começo devido ao fato de o primeiro ano da gestão sua equipe ter que seguir um orçamento adotado pela gestão anterior.

O gestor relacionou alguns projetos que serão colocados em prática na área de infraestrutura urbana, disse que já tem elencadas várias emendas parlamentares de recursos destinados a Ouro Preto do Oeste, mas só irá divulgá-las quando o recurso de fato for liberado, a fim de não causar falsa expectativa.  

Vagno Panisoly focou seu discurso em ações realizadas para o setor produtivo, e relatou ao público presente que a administração não dispõe no orçamento de dinheiro algum para a agricultura, e o que está sendo feito é com o esforço pessoal e o auxílio de parceiros como é o caso do governo, o deputado estadual Marcelino Tenório, e os órgãos de fomento como a Ceplac, Embrapa e a Emater. “Já demos um pontapé inicial com a produção de 10 mil mudas de cacau no viveiro, e numa parceria a Ceplac vai fazer a enxertia dessas mudas, ganhamos um veículo Pálio e um trator com grade e vamos fornecer para associações. Fizemos uma parceria com o governo do estado e vamos produzir 200 mil mudas de cacau, de café que serão distribuídas para os agricultores", anima-se.

PREFEITO E A SECRETÁRIA DE AGRICULTURA ANGELINA NO VIVEIRO MUNICIPAL

O administrador disse que em suas viagens a Brasília (DF), e a Porto Velho, tem mantido contatos com os representantes políticos, e nesse sentido esteve na última semana com o secretário estadual de Agricultura Evandro Padovani solicitando ajuda para a prefeitura adquirir caminhões, máquinas e implementos agrícolas para que em Ouro Preto seja efetivado o projeto “Porteira Adentro”, que visa auxiliar o produtor rural com serviços em sua propriedade, sem politicagem e ferir a legislação. “Vamos desvincular a Secretaria de Agricultura para que a gente consiga buscar mais apoio e fazer funcionar de verdade. Vamos fazer o máximo que pudermos, mas no ano que vem nós vamos trazer maquinário e vamos ter orçamento para a agricultura”, garantiu.

 

Por fim, o prefeito comentou a respeito das constantes quedas de arrecadação que impedem a administração de fazer investimento próprio, disse observar que a crise afeta o comércio em geral e fez uma convocação aos agricultores presentes à Emater a somarem forças com a prefeitura para que esse quadro possa ser revertido. “Ainda estamos com muito pouco, mas é preciso começar para amanhã a gente ter uma agricultura forte, que é o que mantém o nosso município e nós estamos sentindo isso em nossa pele, Ouro Preto está a cada ano perdendo arrecadação. Temos que trabalhar, ter uma agricultura forte. Se a prefeitura, vereadores e a população do campo que produz nos abraçarmos amanhã vamos ter uma agricultura forte”, concluiu.

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também