Correio Central
Voltar Notícia publicada em 11/10/2017

Juiz Rogério Montai, transferido para a Comarca de Ouro Preto do Oeste, recebe homenagem da Guarda Mirim de Buritis

Cadetes da Guarda Mirim viajaram quase 300 km para entregar placa de Moção de Louvor ao Magistrado

O juiz Rogério Montai de Lima, que assumiu o Juizado Criminal da Comarca de Ouro Preto do Oeste em agosto, no lugar do Magistrado Haruo Mizusaki, foi surpreendido na manhã de terça-feira (10) ao sair de uma audiência e se deparar com uma comitiva formada por policiais militares, membros e alunos da Guarda Mirim do município de Buritis, que ele ajudou a implantar naquela cidade.  

Rogério Montai de Lima recebeu uma placa de Moção de Louvor e uma camiseta padronizada da Guarda Mirim, e o carinho e muitos abraços com palavras de gratidão.

A Guarda Mirim de Buritis trabalha com adolescentes de 10 a 17 anos, já formou em torno de 2.000 jovens e atualmente está trabalhando a formação de 411 crianças e adolescentes, e vai formar 197 novos cadetes mirins. O empenho do juiz Rogério Montai e a atenção e carinho que ele teve com essa atividade espelha crianças e adolescentes cadetes da Guarda Mirim, que alimentam o sonho de ser Juiz de Direito e a seguir outras profissões.

A participação efetiva do Magistrado com as atividades da Guarda Mirim contribuiu para a redução no índice de incidência de adolescentes que seguiam o caminho desvirtuado se envolvendo com bebidas, drogas e a prática de outros atos ilícitos. Hoje, a incidência caiu 97% segundo o Sargento PM Maia, que coordena a equipe da Guarda Mirim na cidade.  

O juiz conversou com a garotada e disse que aquele momento certamente iria levar por toda a vida, e para ele foi muito mais importante do que muitas das ações e atitudes que ele toma no dia a dia como Magistrado. “Geralmente não me faltam palavras. Há 16 anos eu dou aulas na universidade e raramente me falta palavras para poder falar em público. Mas, quando a gente recebe um tipo de homenagem dessa é mais difícil. Eu jamais imaginei que pudesse receber vocês aqui”, disse emocionado o juiz.

Doutor Rogério Montai agradeceu aos monitores e cadetes da Guarda Mirim que se deslocaram quase 300 quilômetros para homenageá-lo, e retribuiu com palavras. “Minha passagem por Buritis foi brilhante sobre o aspecto social na minha vida. Lá eu pude verdadeiramente fazer tudo que eu podia fazer no aspecto profissional. Tive uma passagem por Machadinho do Oeste, mas em Buritis de verdade foi onde eu consegui completar minha vida profissional não só dentro do fórum”, frisou.  

O juiz disse aos coordenadores e aos cadetes de Buritis que em Ouro Preto do Oeste ele pretende atuar em prol de projetos e atividades que valorizem e beneficiem crianças e adolescentes. “É exatamente o que eu quero fazer aqui em Ouro Preto. Dar continuidade nesse aspecto social”, disse.     

De acordo com a opinião do Sargento Maia, o pouco tempo que o doutor Rogério Montai ficou em Buritis ele fez um ótimo trabalho à frente da Comarca aonde a comunidade em geral, sobretudo da classe mais baixa, teve acesso à Justiça. “Foi num tempo que à criança ao adolescente teve mais amparo e hoje nós estamos aqui para homenagear esse magistrado e também como forma a todos os magistrados que estão fazendo um “limpa” no Brasil, de maneira que seja um exemplo para a nossa juventude de que o Brasil tem conserto, e tem pessoas sérias”, comentou o militar.

Jânia da Cruz Câmara Batista, presidente da Associação Guarda Mirim de Buritis, também enalteceu o trabalho do juiz Rogério Montai e falou da ansiedade dos alunos com a expectativa da viagem a Ouro Preto do Oeste para homenagear o Magistrado. “Ele fez toda a diferença, tanto é que hoje a gente veio com muito carinho, trouxemos parte dos cadetes, muitos ficaram para trás triste porque gostariam de ter vindo”, concluiu.   

A comitiva de Buritis que se deslocou a Ouro Preto do Oeste veio composta do Sargento PM Maia, comandante da Guarda Mirim, soldado PM Hemerson, vice-comandante, a presidente da Associação GM Jania Câmara, tesoureira Sueli Marsani, coordenadores Maria do Socorro, Célia Regina, Marina, Simone, Hélcio e 18 Cadetes representando toda a Guarda Mirim. 

 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues


Leia Também