Correio Central
Voltar Notícia publicada em 09/12/2014

Freios ABS e CBS serão obrigatórios em motocicletas a partir de 2016

Segundo a resolução, publicada no Diário Oficial da União (DOU), a determinação é válida a partir de 1 de janeiro de 2016. O fabricante ou importador deve ter 10 por cento dos veículos já com o sistema de frenagem de fábrica. Até 2019, a determinação deve chegar a 100 por cento.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou em publicação nesta terça-feira (9) a obrigatoriedade  da instalação de sistema antitravamento (ABS) ou do sistema de frenagem combinada das rodas (CBS) em motocicletas, triciclos e quadriciclos.  A determinação vale para produção nacional ou importada.

 

Segundo a resolução, publicada no Diário Oficial da União (DOU), a determinação é válida a partir de 1º de janeiro de 2016. O fabricante ou importador deve ter 10% dos veículos já com o sistema de frenagem de fábrica. Até 2019, a determinação deve chegar a 100%.

 

Caso o importador ou fabricante não informe os percentuais de adaptação da frenagem poderá sofrer suspensão do Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT). 

 

Estão dispensados dos requisitos de frenagem: veículos militares; veículos de uso exclusivo fora de estrada; ciclo-elétricos com potência até 4 kw e que não ultrapassem a velocidade ultrapassem a velocidade de 50 km por hora; e os veículos de fabricação artesanal.

Quando começa a valer


Veja o calendário de adoção dos sistemas, segundo a resolução 509 do Contran:

- a partir de 1º de janeiro de 2016: 10% da produção ou importação;

- a partir de 1º de janeiro de 2017: 30% da produção ou importação;

- a partir de 1º de janeiro de 2018: 60% da produção ou importação;

- a partir de 1º de janeiro de 2019: 100% da produção ou importação.

 

ABS 

Os freios ABS evitam que os acidentes aconteçam, pois são sistemas que ajudam o carro a frear e o motorista a não perder o controle da direção. Esses freios são mais importantes do que os airbags. Isto porque, o airbag é considerados um equipamento de segurança passiva, ou seja, que ajuda o motorista depois que o acidente acontece. 

 

Mesmo com os novos sistemas, especialistas reiteram a importância do cinto de segurança. Segundo dados da AEA, com o uso do airbag, aliado ao cinto, as chances de sobrevivência dos passageiros, em acidentes graves, sobem de 45% para 51%. Fonte: Correio da Bahia

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