Correio Central
Voltar Notícia publicada em 24/02/2018

Bebê é internado com pneumonia e tem pé e dedos das mãos amputados

Bebê tomou antiviral. Caso ocorreu na Santa Casa de Franca e está sendo investigado pela Polícia Civil por suspeita de erro médico.

Um bebê de um ano foi internado com pneumonia na Santa Casa de Franca, no interior de São Paulo, mas acabou tendo o pé esquerdo e as extremidades dos dedos das mãos amputadas. A Polícia Civil está investigando o caso por suspeita de erro médico.

A família do menino Miguel contou ao G1 que o procedimento ocorreu por complicações causadas pela aplicação errada de um antiviral e pela negligência dos profissionais da unidade de saúde diante da piora do bebê durante o período em que  ele esteve internado no local, entre dezembro e janeiro.

Miguel foi diagnosticado com pneumonia e citomegalovírus e internado em 11 de dezembro do ano passado. Ele apresentava sintomas como febre, dor de garganta e inchaço na barriga.

Dois dias depois, segundo a mãe, ele começou a receber doses de um antiviral que deveria tomar por um mês e meio. No dia 17, Lucimar afirma que a equipe médica aplicou de maneira errada a injeção na pele do menino, fazendo com que o quadro clínico dele se agravasse. Ele teve alergia, febre, vômito, inchaço nas pernas e mal funcionamento dos rins.

Ainda segundo a mãe, o bebê foi remanejado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) depois de muita insistência. “No dia 18, ele já ficou com a boca roxa, pra eles era normal, batimentos foram a 220, pra eles era normal, e eu em cima. Dia 19 eu ameacei chamar a polícia. Gritei que meu filho estava morrendo”, contou.

Nos dias seguintes, os membros inferiores e as pontas dos dedos começaram a apresentar sinais de necrose. No dia 26, foi constatada a necessidade das amputações. O pé esquerdo foi amputado no dia 30 de dezembro e as extremidades dos dedos das mãos, em 13 de janeiro. Miguel permaneceu internado até o dia 26 de janeiro.

“Foi uma medicação fora da veia que deu uma alergia nele, que deu um choque e que causou tudo isso, essas perdas dele”, acusou a mãe.

No final de janeiro, o bebê voltou a ser internado no hospital com problemas respiratórios decorrentes de uma pneumonia. Ele foi submetido a uma traqueostomia e liberado no início deste mês. Segundo a mãe da criança, a técnica de enfermagem Lucimar Pereira Bueno, o bebê se recupera bem.

O caso foi registrado como lesão corporal culposa. A Polícia Civil solicitou laudos do Instituto Médico Legal (IML) e pareceres do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina (Cremesp).

A Santa Casa afirma que todos os cuidados necessários foram tomados. De acordo com a unidade, o paciente perdeu parte dos tecidos e passou pelas amputações devido a uma infecção grave no organismo.

Imagem: EPTV/

Fonte: NOTÍCIAS AO MINUTO

Leia Também