Correio Central
Voltar Notícia publicada em 25/10/2017

SENAR aplica curso de operador trator e de processamento de alimentos em Ouro Preto

Além do curso de tratorista, diversos cursos de aprendizado rural estão sendo aplicados na zona rural de Ouro Preto

O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural) promoveu uma série de cursos em Ouro Preto do Oeste, dirigido a membros de associações e organizações rurais com objetivo de dotar as comunidades rurais de aptidão para o processamento de produtos oriundos de suas propriedades, agregando valor e renda para seus familiares.

Já foram ofertados os cursos de operador e mecânica de trator agrícola, de derivados de leite, de processamento de embutidos e defumados e de Doma Racional, Rédeas e casqueamento.    

Foi promovido o Curso de operador e mecânica de trator agrícola realizado na Linha 08 da RO-470 (Linha 81), na sede da Associação ASPROR, presidida pelo agricultor  Plinio, o aprendizado foi ministrado pelo instrutor Juliano Godinho, e teve como mobilizador Hélio Gonçalves Lopes Gonçalves, o “Xexéu”, e foi promovido em parceria com o escritório da Emater de Ouro Preto do Oeste, que disponibilizou a zootecnista Lílian Barbosa da Silva.

Derivados do Leite

Curso de Derivados de Leite, realizado na linha 12 do KM 22, na Associação ADERUS representada pela jovem empreendedora rural Kassia Jane Freire de Almeida, o aprendizado foi ministrado pela instrutora Verydiana Menegotto, e através do Senar o mobilizador Hélio Xexéu. A parceria com a Emater de Ouro Preto foi representada pelo gerente local, o veterinário Vinicius Cruz.;

Curso de embutidos e defumados

Curso de embutidos e defumados realizado pelo Senar na linha 203, região do distrito de Rondominas, no sitio do sr. Ladin, e teve como instrutora Valdineia Costa, o evento também foi em parceria com a Emater, Esloc de Rondominas, sob gerencia do Jeferson Afonso e a participação dos técnicos Gislaine e Edgar.

Hélio Gonçalves destacou o interesse dos produtores rurais da região em aprimorar o conhecimento para otimizar os produtos oriundos de suas propriedades. “Parabenizamos aos agricultores por participarem desta capacitação, pois agrega valor a matéria prima produzida nas propriedades rurais”, disse.

CURSO DE DERIVADOS DE LEITE TEM LEVADO CONHECIMENTO A AGRICULTURAS DE OPO 

SENAR FORMOU TURMA DE OPERADOR E MECÂNICA DE TRATOR AGRÍCOLA NO LH 08 DA 81

Fonte: www.correiocentral.com.br