Correio Central
Voltar Notícia publicada em 07/01/2016

Selo Verde é entregue a produtores que reflorestam margem do rio Boa Vista

Proprietário de lote onde passa o Rio Boa Vista estão comprometido com a revitalização das margens para recuperar a força do principal afluente de Ouro Preto do Oeste.

O programa de revitalização das margens do Rio Boa Vista, afluente que abastece com água potável a cidade de Ouro Preto do Oeste e dezenas de propriedades rurais ao longo de 84 quilômetros de extensão, foi implantado no município no ano de 2007, mas o projeto deslanchou para valer em 2009, quando o alerta de que o rio pode secar, e perder força até para abastecer a cidade.  


No começo, não havia comprometimento de todos os produtores, de maneira que o Ministério Público firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (Tac), e a partir de então iniciou-se o processo de replantio de árvores nas margens degradadas do rio Boa Vista.


Recentemente, a Promotora de Justiça Alba da Silva Lima, com o diretor de Meio Ambiente da SEMINFRA Braz Paganini e Edson do Carmo, Antônio Deuseminio da Ceplac e policiais ambientais estiveram visitando duas propriedades rurais que receberam o “Selo Verde” por estarem cumprindo as metas estabelecidas no Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) no MP.


Receberam o Selo Verde o pecuarista Waldeir Andrade dos Santos, da Linha 12 e Jesus Cabral, na esquina da Linha 08 com o travessão Japonês. NO dia 29 de janeiro de 2016, na Promotoria de Justiça será realizada uma reunião envolvendo os produtores rurais que estão na categoria selo laranja e selo vermelho, esses últimos pouco fizeram dentro do previsto no Tac de 2009.    

   

O programa é realizado pela prefeitura, através do Departamento de Meio Ambiente, em parceria com o Ministério Público e o apoio da Emater e Polícia Ambiental. No inicio a Ceplac participou do projeto. O Viveiro da prefeitura produz as mudas que são repassadas para os produtores rurais.


A prefeitura já produziu nos últimos anos mais de 200 mil mudas de espécies diversas, e a maior parte dessa produção foi repassada para produtores rurais reflorestarem margens do rio. Também foram produzidas estacas de madeira e distribuídas gratuitamente para os produtores cercarem o local reflorestado, para os animais não pisotearem as mudas plantadas.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

 


 


 


Leia Também