Correio Central
Voltar Notícia publicada em 07/07/2014

Programa quer qualificar 10 mil trabalhadores rurais no Brasil

As áreas dos cursos já foram definidas pelo Mapa, responsável pela mediação entre os interessados, demanda de cursos e instituições de ensino. Já o Ministério da Educação, que criou o Pronatec, repassará recursos na ordem de 25 milhões de reais.

Dez mil vagas para qualificação no campo serão abertas em cursos do Pronatec Agro, uma nova modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos ocorrerão em quase todos os estados brasileiros já neste segundo semestre, com exceção do Amazonas, Amapá e Roraima, segundo confirmou ao G1 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


As ofertas serão destinadas para agricultores e familiares, jovens da área rural, trabalhadores do campo, técnicos do setor agropecuário recém-formados, estudantes de escolas técnicas e do ensino médio. O cronograma de início das aulas será decidido por cada institutição credenciada. Previsão é que ainda em agosto as primeiras turmas comecem.


Ao G1, o Mapa informou ainda que todos os cursos serão gratuitos e ministrados em escolas públicas federais, estaduais e municipais, sedes do Senai, Senar, Senat, entre outras, tendo carga horária de 240 horas. As inscrições poderão serão ser feitas diretamente nos locais.


Áreas


As áreas dos cursos já foram definidas pelo Mapa, responsável pela mediação entre os interessados, demanda de cursos e instituições de ensino. Já o Ministério da Educação, que criou o Pronatec, repassará recursos na ordem de R$ 25 milhões.

 

Pela programação de 2014 os candidatos poderão escolher entre produção animal no semiárido, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, fruticultura, horticultura, integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) e agricultura orgânica.


Estados


Dentre os estados brasileiros, Minas Gerais terá a maior oferta de vagas. Serão mais de 2 mil, seguido por Mato Grosso (1.120) e Rio Grande do Sul (1.060).


Pelo cronograma, em Mato Grosso serão 540 vagas para o curso de "assistente de planejamento e controle de produção - integração lavoura-pecuária-floresta" nos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Campo Verde, Diamantino, Sinop, Lucas do Rio Verde, Poxoréo, Rondonópolis e Tangará da Serra.


Outras 580 vagas serão para "assistente de planejamento e controle de produção - bovinocultura de corte" nos mesmos municípios.


Nesta segunda-feira (07), técnicos da Superintendência do Mapa no Estado começam a percorrer as instituições de ensino, escolas técnicas e demais para levantar os potenciais candidatos às vagas.


O 'pré-cadastro' fará o agrupamento dos estudantes que se encaixam no perfil e poderão ser atendidos pelo Pronatec Agro em 2014.


O quadro de vagas do Pronatec Agro para os estados ficou estabelecido da seguinte maneira:


AC - 20
AL - 100
BA - 660
CE - 280
DF - 100
ES - 100
GO - 960
MA - 120
MG - 2.040
MS - 380
MT - 1.120
PA - 500
PB - 100
PE - 400
PI - 200
PR - 280
RJ - 120
RN - 180
RO - 80
RS - 1.060
SC - 280
SE - 140
SP - 440
TO - 340


 Fonte: G1 MT

Leia Também