Correio Central
Voltar Notícia publicada em 10/05/2014

Governo diz que teste confirma o mal da vaca em Mato Grosso

De acordo com o portal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recebeu ontem (9) o laudo de exames realizados em Weybridge, na Inglaterra, para determinar o tipo de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) que atingiu um animal do Estado.

As suspeitas de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), mais conhecida como “mal da vaca louca”, em Mato Grosso foram comprovadas. A informação é da Agência Brasil. 

De acordo com o portal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recebeu ontem (9) o laudo de exames realizados em Weybridge, na Inglaterra, para determinar o tipo de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) que atingiu um animal do Estado. 

De acordo com nota divulgada pela pasta no início da noite, o documento concluiu que as características apontam um caso atípico (tipo H), que costuma ocorrer em animais mais velhos. Trata-se de uma manifestação rara, não associada à ingestão de ração contaminada e com menor risco de disseminação.

Citando o laboratório, o ministério afirmou que “as informações observadas (…) não mostram nenhuma das características que apontariam para um caso clássico da enfermidade. Ao contrário, reforçam a consistência de um caso atípico”. 

O Ministério da Agricultura fez testes no Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro-PE), que indicaram a presença da doença. Para cumprir o protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e determinar o tipo de manifestação, também encaminhou amostras para o laboratório de confiança da entidade no Reino Unido.

A pasta também iniciou uma investigação epidemiológica em campo, sacrificando e testando 49 bovinos contemporâneos do animal que desenvolveu a doença, mas os resultados deram negativo. 

Fiscais do ministério detectaram a suspeita em 19 de março em um frigorífico da JBS/Friboi. A empresa e o governo garantiram que a carne não chegou ao mercado de consumo. Segundo o ministério, a situação demonstrou “capacidade de resposta rápida do serviço veterinário oficial brasileiro”.

Até o momento, dois países anunciaram a suspensão das importações da carne brasileira por causa do caso de EEB. Egito e Peru anunciaram embargo de 180 dias para o produto. O Egito impôs restrições somente ao estado de Mato Grosso, enquanto o país latino-americano suspendeu as compras de carne originária de todo o país.

De acordo com a nota do Ministério da Agricultura, a partir de agora, “as embaixadas brasileiras e o serviço veterinário oficial do Brasil estão preparados para fornecer quaisquer esclarecimentos aos parceiros comerciais que os solicitem ou eventualmente criem restrições comerciais temporárias”.

 

Fonte: midianews

Leia Também