Correio Central
Voltar Notícia publicada em 14/03/2014

Governo apresenta projetos para fortalecer piscicultura de Rondônia

O ministro falou que irá apoiar o governo de Rondônia com as estruturas de beneficiamento desse pescado e também com frigoríficos para armazená-los. “Dar condições a esses produtores é promover o desenvolvimento e estimular a geração de emprego e renda”.

Estender o pagamento do seguro defeso para os pescadores das regiões afetadas pela cheia do rio Madeira, viabilizar a construção do parque aquícola no estado e captar recursos para piscicultura de Rondônia foram os principais assuntos tratados na audiência entre o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella e o governador Confúcio Moura, ocorrida na quarta-feira (12), em Brasília.

O governador apresentou um relatório fotográfico da situação em que se encontra a população do estado, e solicitou a prorrogação do seguro defeso para os pescadores artesanais que estão impedidos de desenvolver suas atividades devido às enchentes. O ministro acatou a reivindicação e disse irá passar o pedido para a área jurídica no intuito de dar a formatação legal para o atendimento da demanda.

Confúcio Moura explicou ao ministro que pretende diversificar e aprimorar o potencial exportador da produção pesqueira do estado e por isso está solicitando a disponibilização de recursos para que sejam construídos dois entrepostos e um frigorífico de peixes em Rondônia. “O estado está avançando e produzindo peixes de excelente qualidade, por isso estamos trazendo essa demanda tão importante”, disse. 

O ministro falou que irá apoiar o governo de Rondônia com as estruturas de beneficiamento desse pescado e também com frigoríficos para armazená-los. “Dar condições a esses produtores é promover o desenvolvimento e estimular a geração de emprego e renda”, disse Crivella.
 
O governador destacou que pretende implantar no lago de Samuel a produção de tambaqui. Ele entregou ao ministro um ofício reivindicando a concessão de exploração das atividades no Lago Samuel, formado pelo represamento do Rio Jamari e que atualmente encontra-se sob o domínio da União, para que seja administrado pelo Estado de Rondônia.

Confúcio enfatizou que a intenção do governo é viabilizar a construção do parque aquícola para desenvolvimento de atividade de tanques-rede na região do lago. Para tanto, já existe um estudo de viabilidade pronto. ”Nós estamos solicitando a cessão dos lagos para o estado de Rondônia fazer a gestão deles e cuidar desse projeto que é inovador. Para nós será um objeto de pesquisa importante e dando certo, vamos ampliar para o estado inteiro”, concluiu. 



Texto e fotos: Zózimo Macêdo
Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília - Sibra
Decom – Governo de Rondônia

Leia Também