Correio Central
Voltar Notícia publicada em 06/08/2015

Garrote subiu 16,5% em um ano em Rondônia

No entanto, o boi gordo subiu menos em um ano, 10,5 por cento, o que prejudicou o poder de compra do pecuarista e também colabora com este cenário de retração das compras.

A baixa do boi gordo tem desacelerado os negócios no mercado de reposição em Rondônia.


O mercado está travado e os compradores ainda resistem aos preços vigentes, mesmo com as recentes quedas.


A desvalorização em relação ao preço médio de junho, considerando as categorias de machos, foi de 3,5%.


O bezerro desmamado (6@) caiu mais que as outras categorias no período e tem sido negociado a R$1.020,00, desvalorização de 6,0% frente ao preço médio de junho, de R$1.085,00.


Mesmo assim as cotações estão em um patamar elevado se levarmos em conta os preços praticados no mesmo período do ano passado.


Na comparação anual, todas as categorias tiveram valorização, sendo o garrote de 9,5@ a categoria cuja alta foi mais expressiva, de 16,5%.


No entanto, o boi gordo subiu menos em um ano, 10,5%, o que prejudicou o poder de compra do pecuarista e também colabora com este cenário de retração das compras.


Em junho do ano passado era possível adquirir 1,67 garrote com o valor da venda de um boi gordo (16,5@). Hoje a relação de troca caiu 5,1% e está em 1,58.


A expectativa em curto prazo é que a fraqueza dos preços do boi continue refletindo no mercado de reposição, com quedas limitadas pela baixa oferta, entretanto.

 

Fonte: Scot Consultoria: por Maisa Modolo Vicentin

Leia Também