Correio Central
Voltar Notícia publicada em 20/06/2016

Dois jovens profissionais de Ouro Preto vencem etapa estadual do CNA Jovem

O engenheiro agrônomo Bayron Rabel e a gerente de meio ambiente Morgana Medeiros elaboraram projetos voltados voltados para associações rurais e agroindústrias e se classificaram junto a outro jovem de Ji-Paraná.

No período  do  dia 14 de maio a 12 de Junho, ocorreu a etapa Estadual do CNA JOVEM 2016, onde os Jovens que possuem Ensino Superior, eram desafiados a elaborar um Projeto que ajudasse a solucionar um problema na agricultura do Estado, no final 3 projetos foram selecionados, e aprovados para ir  BRASILIA-DF e em mais 3 Estados participar da Etapa Nacional.

 

Os Vencedores do Estado de Rondônia foram:

Bayron Rabel, Engenheiro Agrônomo, assessor parlamentar, residente em Ouro Preto do Oeste, com projeto voltado as Associações Rurais; Morgana Medeiros, Gerente de Meio Ambiente, Gestora do Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Preto, residente em Ouro Preto do Oeste, com projeto voltado as Agroindústrias e Carlos Lyra, Engenheiro Agrônomo, Pecuarista residente em Ji-Paraná, com projeto voltado às Cooperativas Rurais.

 

CNA Jovem


JOVENS LIDERANDO O AGRO


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) criaram o programa CNA Jovem com o objetivo de desenvolver novas lideranças para o campo e para o Brasil.

Voltado para brasileiros com espírito de liderança, com idade entre 22 e 30 anos, o programa vai preparar jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário, que transformou o País de importador a maior exportador mundial de alimentos.

 

O jovem que participa do programa terá oportunidade de participar de trabalhos e discussões de grande relevância para o Brasil e terá acesso a lideranças de referência em nossa sociedade.

A partir de 2016, o programa CNA Jovem, que começou com edição nacional, passa a ter também etapas estaduais, ampliando seu alcance e profundidade.

 

CNA Jovem Etapa Estadual

Para as Federações e a Administrações Regionais do SENAR, o objetivo principal do CNA Jovem Etapa Estadual é engajar jovens locais na resolução de desafios do agro no Estado. Ao mesmo tempo, inicia-se o desenvolvimento de novos quadros de liderança conhecedores da realidade de cada segmento e microrregião. O produto final do CNA Jovem Etapa Estadual é um plano de ação voltado para um problema ou oportunidade local. Com isso, para a CNA, amplia-se o processo de identificação e desenvolvimento de potenciais de liderança, e cria-se uma porta de entrada para o CNA Jovem Etapa Nacional.

 

CNA Jovem Etapa Nacional

Os três jovens que se destacarem com maior potencial de liderança na etapa estadual serão convidados a participar da etapa nacional do CNA Jovem.

Mesmo que não patrocinem uma etapa estadual, as Federações poderão indicar representantes para participar da etapa nacional, desde que aprovados no processo seletivo específico.

A metodologia da etapa nacional do programa baseia-se num modelo inovador de liderança empreendedora. O jovem será estimulado a construir a planejar sua trajetória de liderança em uma de cinco dimensões:

  • Sindical
  • Institucional
  • Política
  • Empreendedora
  • Acadêmica

A etapa nacional se encerra com a escolha dos vencedores pelos próprios participantes, o que legitima o papel e o projeto de liderança dos escolhidos junto a seus pares.

 

Além disso, todos os participantes passam a integrar a Rede CNA Jovem, que já conta com os egressos da primeira edição, e através da qual são desenvolvidas campanhas, missões nacionais e internacionais, e diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Leia Também